O objetivo do planejamento da auditoria é permitir que o trabalho do auditor seja realizado de maneira eficaz e eficiente. ... Ao planejar seu trabalho, o auditor estabelece metas para que o serviço de auditoria seja de excelente qualidade e ao menor custo possível.
A finalidade principal de um relatório de auditoria é a de transmitir as informações coletadas no decorrer do trabalho, as observações feitas pela auditoria, além de apresentar as possíveis sugestões de melhorias em relação aos processos atuais.
O primeiro passo para planejar a auditoria interna é a elaboração do programa anual de auditorias....Como planejar uma auditoria interna?
O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma ...
6 passos para realizar uma auditoria interna de qualidade
Desta forma, pode-se dizer que o programa de auditoria é um plano de ação, detalhado, com o objetivo de dar ao auditor as diretivas necessárias à realização de seu trabalho. Possui objetivos, escopo de abrangência, um conjunto de procedimentos necessários à equipe de auditoria na realização de seu trabalho.
O processo de auditoria é dividido em cinco etapas atribuídas à análise, regularidade e eficiência da gestão organizacional....4- Relatório de conclusão
Conheça agora as 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso:
Tendo isso em mente, podemos entender que o processo de auditoria é uma verificação que visa sanar dúvidas sobre os processos internos da organização, gerando respostas concretas, baseadas em fatos.
De uma maneira mais geral, costuma-se dividir a auditoria em dois tipos: a externa e a interna. No primeiro caso, o da auditoria externa, auditores terceirizados atuam no sentido de atestar a legitimidade dos dados de determinada entidade.
Estes dois tipos são denominados de Auditoria Externa e Auditoria Interna. A Auditoria Externa é aquela realizada por auditores independentes (sem relação com a empresa auditada) e têm por objetivo o exame das demonstrações contábeis para emitir um parecer ou opinião sobre a posição das mesmas.
As auditorias de gestão são avaliações às quais as empresas se submetem com vistas à obtenção de uma certificação que valide seu sistema perante o mercado. ... auditoria de primeira parte: interna; auditoria de segunda parte: externa, com foco nos fornecedores; auditoria de terceira parte: externa, de certificação.
Proprietários, acionistas ou investidores; Contadores e Auditores internos; Outros funcionários....Alguns deles são:
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
São considerados usuários externos aqueles que possuem como objetivo principal o retorno dos recursos que investem, seja esse retorno através da entrega de dinheiro, de mercadorias ou outra forma que venha a propiciar o funcionamento da organização.
O fundamento do profissionalismo. Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.
Primeiramente, evidências de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.
As auditorias de 1ª parte são as auditorias internas. Elas geralmente são realizadas pela própria empresa, que seleciona os colaboradores qualificados para auditar. ... Isso ocorre porque a auditoria identifica quais itens não são atendidos.
FUNÇÃO ÉTICA E A RESPONSABILIDADE DO AUDITOR O parecer de auditoria desempenha nestes termos uma função de apoio à tomada de decisão do investidor proporcionando segurança de que as demonstrações se encontram isenta de erros que possam comprometer suas decisões envolvendo a empresa.
Antecipa e procura resolver problemas. Na avaliação das políticas, dos controles e das normas, a auditoria é capaz de identificar problemas reais ou potenciais que podem por a empresa em risco. Por isso, é uma forma de evitar que esses problemas surjam e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos deles.
Ao auditor cabe a responsabilidade pela avaliação desses riscos, através da avaliação dos sistemas contábeis e de controles internos. A partir da avaliação dos riscos inerente e de controles, o auditor define a natureza, época de aplicação e extensão dos procedimentos comprobatórios.
O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão. A opinião do auditor deve obedecer a critérios puramente éticos, se apoiando nas verdades científicas que os documentos lhe oferecem.
Os cinco princípios fundamentais de ética profissional, constantes na NBC TA 200 são: integridade; objetividade; competência e zelo profissional; confidencialidade e comportamento (conduta) profissional.
Nos termos da NBC TA 315, o auditor deve identificar e avaliar os riscos de distorção relevante decorrente de fraude no nível das demonstrações contábeis e no nível das afirmações por tipo de operação, saldo contábil e divulgação.
A auditoria interna é realizada com a intenção de garantir que os processos empresariais estejam alinhados com as metas almejadas....Como fazer um plano de auditoria interna