O pH é importante (mas não é o único fator que interfere em uma reação, a temperatura e a concentração do substrato também pode alterar a velocidade da reação) para as atividades enzimáticas porque dependendo da concentração de H+ no meio da reação, uma enzima pode "parar de funcionar", desnaturar, aumentar ou diminuir ...
Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos.
A maior parte das vitaminas nas reações enzimáticas, atua como co-fatores. Dessa forma, as vitaminas apresentam uma função bioquímica muito importante, pois auxiliam as enzimas a realizarem a catálise das reações químicas, diminuindo o tempo de reação.
As enzimas digestivas são importantes no processo de decompor macronutrientes – como hidratos de carbono, proteínas e gorduras – em partículas menores de nutrientes. São por isso consideradas essenciais na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes.