A Relação da Ciência com o Lúdico: O lúdico no ensino contribui para que o aluno atinja níveis mais complexos em seu desenvolvimento cognitivo, desperta o interesse, a criatividade e o gosto pela ciência. ... Os conceitos científicos podem, sim, ser transmitidos de forma lúdica e agradável.
Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.
Significado de Lúdico adjetivo Feito através de jogos, brincadeiras, atividades criativas. Que faz referência a jogos ou brinquedos: brincadeiras lúdicas. Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; divertido.
Recreação é uma forma de passar o tempo para obter distração, ou seja, relaxamento mental ou físico. Diferente do lazer, ela exige empenho em atividades de forma a obter diversão.
Lazer: é o estado de espirito em que a pessoa se encontra, instintivamente,dentro de seu tempo livre, em busca do prazer. ... Recreação: é o momento ou circunstância,através da qual,o individuo satisfaz suas vontades e anseios relacionados ao seu prazer de forma espontânea.
Tipos de Atividades recreativas
Materiais: Bolas de vôlei, futebol, basquete, handebol e tênis; raquete de tênis, apito, bolas para esportes, de borracha e plástico, peteca, fitas divisórias, arcos, tacos, latas, cones, apitos, cordas, bandeiras, tintas, PET, pranchetas, papéis e canetas, lanternas; Cadeiras, bonés e chapéus, barbante, jornal, lenços ...
A recreação possui como principais objetivos: integrar o indivíduo ao meio social; desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal; facilitar o agrupamento por idade ou afinidades; desenvolver ocupação para o tempo ocioso; adquirir hábitos de relações interpessoais; desinibir e desbloquear; desenvolver a ...
A palavra recreação provém do verbo latino “[...] recreare, que significa recrear, reproduzir, renovar,” a recreação é a atividade física ou mental a que o indivíduo é estimulado a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social, de cuja realização lhe advém o prazer (GUERRA, 1982, p. 1).
O lazer e a Page 3 recreação são temáticos que podem ser trabalhados na escola, por aproximarem o aluno às brincadeiras dirigidas no tempo do recreio. Para Ferreira (1959), o lazer é o tempo livre e a recreação são as atividades desenvolvidas no espaço escolar.
Por isso acredita-se que a Recreação deve ser inserida no contexto escolar como uma alternativa nas aulas de Educação Física, porque há a inclusão de todos os participantes, os mesmos aprendem a aprender, aprendem a fazer e principalmente aprendem a ser, crescem valorizando essa atividade, tornando-se adultos ativos, ...
Concluiu-se, assim, que os jogos recreativos são importantes para a formação afetiva e cognitiva, sendo um excelente meio para a integração do indivíduo na sociedade e na escola, embora as aulas de Educação Física continuem com um caráter mais esportivo.
Concluiu-se, assim, que os jogos recreativos são importantes para a formação afetiva e cognitiva, sendo um excelente meio para a integração do indivíduo na sociedade e na escola, embora as aulas de Educação Física continuem com um caráter mais esportivo.
- Ajuda na redução do estresse e na melhora dos quadros de depressão; - Aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar; - Colabora no processo de emagrecimento; - Promove o trabalho em equipe.
além de fazer muito bem para saúde também dá uma diversão muito grande! Benefícios mentais do esporte: Melhor um bom aumenta a concentração reduz o estresse e a depressão melhora a qualidade do solo não tenho pelo salgado melhora confiança estimula a liderança e melhora o desempenho escolar!
1. As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças. 2. O universo lúdico da brincadeira permite experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta.
Os jogos intelectivos exigem e solicitam pensamentos que antecedem as formas de soluções únicas, nos jogos individuais e lances surpreendentes, nos jogos de duplas ou coletivas, na simplicidade natural do pensamento criativo.