Importância das algas As algas desempenham papeis importantes para a manutenção do planeta Terra, produzindo até 90% de todo oxigênio. Espécies como o plânctonalgas ic atuam na captura de carbono (C), já as categorias que vivem em ambiente marinho funcionam como fonte de proteínas e polissacarídeos.
Algas são fonte de oxigênio Além de estar na base dessa cadeia alimentar, o fitoplâncton é responsável por uma grande produção de oxigênio. Estima-se que cerca de 90% do oxigênio presente na atmosfera terrestre seja gerado pela fotossíntese das algas planctônicas.
Algas são fontes de fibras, cálcio, ferro, potássio e outros nutrientes importantes. Além de ser fonte de vitamina B12, a alga também é rica em outros nutrientes indispensáveis, como fibras, carboidratos, cálcio, ferro, potássio e vitamina K. Ou seja, faz toda a diferença na dieta de veganos e vegetarianos!
Importância econômica : em algumas algas há substâncias como alginato e ágar, muito utilizados em indústrias de cosméticos, por isso, há uma relevância a existência de algas. Importância ecológica : as algas do fitoplâncton são as maiores produtoras de gás oxigênio de todo o mundo e são consideradas o pulmão do mundo.
As feófitas utilizam como reserva energética um polissacarídeo pouco comum, a laminarina. Por vezes, armazenam o alimento sobre a forma de óleo. As formas mais evoluídas são dos géneros Sargassum , Fucus e Laminaria. Diversas feófitas são utilizadas como alimento humano denominado Kombri.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia. ...
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA: Os fungos são degradadores da natureza e sua principal importância está no fato de contribuírem para reciclagem de nutrientes para o ambiente.
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
A importância econômica das algas está ligada a produção de alimentos, podendo ser consumida diretamente, ou usada como fertilizante, para a produção de outros alimentos.
Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.
Há espécies de fungos que se alimentam de matéria orgânica viva, causando doenças em plantas e animais e apodrecimento em frutas e verduras; mas há outros fungos cuja nutrição é sapróbia. Nesse caso, eles absorvem moléculas orgânicas simples, oriundas de cadáveres de plantas ou animais.
Alguns fungos vivem em plantas e animais, mas todos se desenvolvem especialmente bem em regiões tropicais, de clima quente e úmido A presença de fungos em áreas extremamente secas, quentes ou frias é rara, embora existam registros de fungos encontrados nas regiões árticas e na Antártica.
Como matéria-prima para a indústria, as algas possuem importantes propriedades aproveitadas pelo setor de beleza feminina, como a presença forte de colágeno e sais minerais. É usada em tratamentos de combate à celulite e para dar um aspecto mais firme e saudável à pele.
As algas estão disponíveis para consumo em muitas formas: de cápsulas a pó, ou mesmo em folhas, como é o caso da nori. Mas como introduzir esses alimentos de um jeito gostoso na alimentação? Na forma em pó, por exemplo, podem ser misturadas com sucos ou smoothies, e até no açaí, para enriquecer ainda mais o prato.
As algas São importantes porque, algumas espécies, são responsáveis por grande parte da fotossíntese do planeta, disponibilizado gás oxigênio (muito mais do que as árvores) além de ser fonte de alimento para animais que vivem em lagos, mares (ex.: fitoplâncton) e para nós também, no caso da alga Nori, presenre no Sushi ...