Ela permite a formação de profissionais munidos de conhecimentos que podem ser aplicados de forma a oferecer retorno ao negócio. É uma maneira eficaz de produzir, armazenar e disseminar conhecimento acumulado ao longo do tempo, com o propósito de transformar a organização em um local de aprendizagem contínua.
A Missão da Educação Corporativa é “Formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade”. ... Na Educação Corporativa a visão dos objetivos e as metas a serem alcançadas devem ser compartilhadas.
Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando.
A ideia da Educação Corporativa surgiu por volta de 1980, nos Estados Unidos como uma alternativa para melhorar a capacitação de cada profissional, objetivando tornar as organizações bem mais competitivas.
Aqui no Brasil a Educação Corporativa começa a chegar de forma bem tímida na década de 1980 quando segundo alguns autores é possível identificar mudanças no sistema de gestão de pessoas e algumas adequações das organizações ao mercado de trabalho.
Também conhecida como universidade empresarial, a universidade corporativa atua em nível de graduação e pós graduação tendo como objetivo principal preparar, ensinar, instruir e qualificar colaboradores dentro de uma determinada empresa para que os mesmos ocupem cargos superiores no futuro.
Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
Quais são os benefícios da educação corporativa para as empresas?
Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.
Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
O processo da aprendizagem organizacional Frente a essa demanda foram surgindo, mais intensivamente nos últimos anos, as universidades corporativas. Só no Brasil, já existem mais de 2.
No ano de 1955 a General Electric criou a Crontonville, reconhecida como a primeira Universidade Corporativa.
Passo a passo para implantar a universidade corporativa com sucesso
7 vantagens da Universidade Corporativa
As principais diferenças entre o Treinamento Convencional e a Educação Corporativa. ... No Treinamento Convencional as participações nas ações estão restritas aos colaboradores, já na Educação Corporativa os colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores fazem parte da estratégia do desenvolvimento da organização.