Atividades que envolvem colagem, desenhos, pintura e até mesmo modelagem são essenciais para promover a criatividade, a autonomia, a expressão e a socialização das crianças, contribuindo para a construção e ampliação de habilidades artísticas durante seu processo de alfabetização.
A visão permite que as crianças reconheçam a forma e a orientação da peça e, em seguida, devem seguir com a mão o contorno da forma que viram. O ato de recortar requer coordenação assimétrica e sincronizada com as duas mãos. A criança usa uma mão para segurar a tesoura e a outra para segurar o papel a ser recortado.
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
O polegar é o dedo (ou primeiro quirodáctilo) mais importante dos hominídeos – é completamente oponível aos outros dedos, o que significou uma aquisição evolutiva que permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente para melhor ...
Você pode trabalhar com seus filhos, em casa, a questão da “pega” do lápis usando brincadeiras divertidas que façam as crianças usarem o seu polegar e o dedo indicador, ou seja, façam um movimento de pinça. As brincadeiras devem desenvolver e reforçar os músculos dos dedos polegar e o indicador.
Para utilizar o lápis corretamente, a criança precisa segurá-lo com dois dedos - o polegar e o indicador - e ao mesmo tempo apoiá-lo no dedo médio. Obviamente, todos os dedos da mão interagem no processo, mas a tríade polegar-indicador-médio desempenha o papel mais importante.