Os marcadores tumorais circulantes são encontrados no sangue, urina, fezes ou fluídos corporais de alguns pacientes com câncer e são usados para: Estimar o prognóstico. Determinar se existe doença residual ou recidiva após o tratamento. Avaliar a resposta ao tratamento.
Por isso, os testes para marcadores tumorais costumam ser feitos junto com outros exames para detectar e diagnosticar alguns tipos de câncer, pois a maioria dos marcadores pode ser encontrada em níveis elevados em pacientes que têm condição não cancerosa ou, ainda, porque nenhum marcador tumoral é totalmente específico ...
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
Os principais exames de sangue realizados para diagnóstico do câncer de endométrio são: Hemograma completo. É um exame que mede as células vermelhas, células brancas e plaquetas.
Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero
Exames para detectar câncer de colo do útero
O Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares.
Os sintomas de ferida no útero nem sempre estão presentes, mas podem ser:
Câncer de colo do útero tem 95% de cura em estágios iniciais.
Nas fases iniciais, o câncer de colo de útero é assintomático. Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são: Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.
Sinais e Sintomas do Câncer de Intestino Delgado
Os principais sintomas do câncer de ânus incluem:
Hemorroida As hemorroidas são a causa mais comum de caroço no ânus, pois como surgem devido à dilatação de uma veia, é comum o aparecimento de uma pequena "bola" mole na região anal. Nestes casos, podem ainda surgir outros sintomas como coceira, dor ao defecar e presença de sangue nas fezes.
Como identificar as hemorroidas
Fissura anal é uma rágade ("rachadura") na mucosa do canal anal, gerando uma ferida muito dolorosa. Hemorróidas são coxins vasculares que podem provocar sintomas por edema, dor, prolapso, hemorragia, etc. Normalmente dor crônica após a defecação é mias característico de fissura anal crônica.