A força resultante equivale a todas as forças que atuam em um corpo, tanto em intensidade quanto em direção e sentido. Ela é uma ação imaginária que substitui todas as outras forças, produzindo o mesmo efeito.
Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.
Portanto, não se trata de mais uma força produzida por um agente externo, como um puxão ou empurrão, mas sim do efeito já produzido pelas forças.
As forças horizontais e verticais são perpendiculares, ou seja, fazem 90º entre si. O módulo da força resultante, neste caso, pode ser calculado pelo uso do Teorema de Pitágoras.
Aprenda de uma vez por todas como calcular a resultante centrípeta. Para isso, no vídeo do professor Douglas, você compreenderá o significado físico da força resultante centrípeta e como calculá-la de maneira prática e rápida.
Em uma competição esportiva estudantil, dois times disputam a prova do cabo de guerra. Os times puxam uma corda na mesma direção, mas em sentidos contrários. O objetivo é trazer um ponto demarcado na corda até um certo referencial.
Para determinarmos o vetor resultante dos vetores A e B, precisamos somar suas componentes x e y, para tanto, faremos o seguinte cálculo: De acordo com o resultado encontrado, o vetor resultante é dado VR = (3,4) e seu módulo vale 5.
Vamos armar o diagrama de forças, transportando todas as componentes para a origem do sistema de eixos $\color{Brown}{\widehat{XOY}}$ e decompor as forças oblíquas em suas componentes ortogonais.
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
Como as forças atuam em mesma direção e em sentidos opostos, parte da força produzida pelos times é anulada, e a resultante possui como módulo a subtração entre 110 N e 105 N.
Essa grandeza é definida pela seguinte equação: A aceleração centrípeta resulta da razão do quadrado da velocidade (V) de um corpo pelo raio (R) da trajetória circular executada.
2. O corpo está em movimento retilíneo uniforme (MRU), conhecido como equilíbrio dinâmico. Neste caso, o movimento se dá por inércia e não pela ação das forças.
O movimento se mantém na direção vertical com sentido apontado para o centro da Terra. A força que age sobre o corpo é a força da gravidade. Desprezando a resistência do ar, a gravidade é a única força que atua no movimento, sendo a força resultante.
As direções e os sentidos nos indicam quais operações devemos realizar a fim de determinar a força resultante. Se as forças atuam com a mesma direção e o mesmo sentido, elas devem ser somadas; se estão na mesma direção, mas em sentidos opostos, devem ser subtraídas. As setas são os vetores que representam as forças.
2. [IF-CE]
A segunda lei de Newton afirma que o módulo da aceleração adquirida por um corpo é proporcional à intensidade da força resultante sobre ele e inversamente proporcional à sua massa. Assim, observando a figura abaixo e admitindo que a superfície seja horizontal, a aceleração da caixa retangular, sabendo queu sua massa é 2,5kg e as forças F1 e F2 são horizontais e opostas, em m/s² é igual a:
Forças oblíquas são forças em que suas direções realizam um certo ângulo entre si, que difira de 90º. Quando forças oblíquas atuam sobre o corpo, determinamos seu módulo, sua direção e seu sentido pela regra do paralelogramo.
A força resultante é uma das consequências da Segunda Lei de Newton. Para saber mais, continue estudando e leia também sobre as Leis de Newton.
Basta multiplicarmos a massa do corpo pela aceleração, confira: Exemplo 2) Quando sujeito a uma força resultante de 100 N, um corpo passa a mover-se com aceleração constante de 0,5 m/s².
Força Resultante é o resultado das forças aplicadas sobre um corpo. Exemplo: Se duas pessoas empurram uma geladeira, na mesma direção e sentido, uma aplicando F=50N e a outra F=20N, qual será a resultante?
Força resultante – é a soma do resultado de todas as forças aplicadas num corpo.
Significado de Força substantivo feminino O que tem grande vigor ou potência física, que é forte. [Física] O que altera ou provoca um movimento uniforme num corpo, cessando seu estado de repouso; representa-se por F. O que ocasiona movimento ou faz alguma coisa se mover; impulso. ... Etimologia (origem da palavra força).
Observação Se um sistema de forças tiver força resultante nula, a força que anula a resultante (força equilibrante), deve ter mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário à força resultante.