Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva. ... O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.
O garçom deve ficar à esquerda de cada convidado e a primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do anfitrião ou anfitriã, em seguida todas as mulheres. Depois deve ser feita a mesmo coisa com os homens, iniciando com o convidado de honra, dando a volta à mesa e servindo por último o anfitrião.
Nesse tipo de serviço, cada prato chega à mesa devidamente montado e decorado, servidos por garçons ou copeiros que precisam estar impecavelmente vestidos, possuir boa postura e conhecer as regras de etiqueta do buffet. As refeições começam a ser servidas para as mulheres, sendo que a primeira sempre a anfitriã.
Há dois tipos de serviço à Inglesa. O garçom se aproxima pela esquerda de cada comensal segurando a travessa com a mão esquerda e serve o prato com a outra mão. O garçom põe ao lado da mesa uma mesinha auxiliar, chamada guéridon. Ao trazer as travessas da cozinha, as apoia no guéridon.
O garçom deve se colocar à disposição da clientela, sugerir os pratos do dia e fornecer quaisquer outras informações que sejam solicitadas. O garçom tem papel fundamental no atendimento. Durante a interação com o consumidor, os garçons devem sorrir e manter um clima leve e de bem-estar para com os frequentadores.
Uma regra importantíssima da etiqueta do vinho é colocar a taça de vinho à direita do prato na mesa e, à sua esquerda, uma taça ou copo de água. Assim, os convidados podem limpar o paladar entre as garfadas para apreciar o vinho ao máximo.
Deve ser feita a degustação, porque o champagne também é um vinho. Para servir, segure a taça inclinada na mão esquerda. - Ao servir, deve-se colocar inicialmente, uma pequena quantidade da bebida na taça, para resfriar o fundo. Em seguida, deve-se terminar de completar até 2/3 do volume da taça.
Sirva o vinho.
Para armazenar qualquer vinho, seja ele branco, rosé, tinto, espumante ou licoroso, temperaturas não muito baixas são suficientes, oscilando entre 14° e 18°C.
Isso não quer dizer, porém, que você precisa tomar a garrafa imediatamente após a compra. Desde que bem conservada (isso significa dizer: em uma adega com temperatura e umidade controladas), ela tende a suportar bem pelo menos um ou dois anos sem problemas, para os brancos, e até cinco anos, para os tintos.
O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. ... Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os gelar na porta da geladeira por um período de, no máximo, duas horas.
Com um termômetro, você poderá medir se o vinho está em temperatura ideal de serviço. 2. Caso não tenha como medir a temperatura exata, você pode levar seus vinhos tintos à geladeira por cerca de 15 minutos antes de servi-los.
Para isso, é só seguir os seguintes passos:
Na geladeira, cerca de 40 minutos. No freezer, menos de 10 minutos. Evite deixar muito mais tempo do que isso. Para brancos, rosés e espumantes, de 10 a 15 minutos dentro do balde de gelo serão suficientes.
- Para gelar o vinho na geladeira, deve-se dobrar o tempo calculado para baldes com gelo e água. Lembrando que ele deve sempre ficar o mais longe possível do freezer. - No balde, gelo e água devem envolver todo o líquido da garrafa. - Não precisa de adega para guardar vinhos do dia a dia.
Coloque o vinho na vertical dentro do recipiente, cubra-o de gelo e, em seguida, coloque um pouco de água. Para que o processo fique ainda mais rápido e efetivo, coloque de álcool e de sal grosso na água, misturando antes de despejar no balde. Lembre-se de virar o vinho dos dois lados na metade do tempo indicado.
Evite colocar champanhe no congelador. Algumas pessoas argumentam dizendo que colocar a bebida no congelador a fará gelar mais rápido. Este método não é recomendado, já que acaba com as bolhas da bebida, o que afeta o sabor e textura. Se quiser colocá-lo no congelador, deixe por, no máximo, 15 minutos.
Na hora de servir o espumante, ele deve estar gelado, em temperatura que vai de seis a oito graus. ... A geladeira não é uma boa opção porque não suporta a temperatura ideal. Já o freezer pode congelar a bebida e a rolha, criando dificuldades para abrir a garrafa.
Ou seja, você pode utilizar! Mas sempre que possível, opte pelo resfriamento lento e evite mudanças bruscas de temperatura da sua bebida. ... De forma alguma abra um espumante congelado, você corre risco de se machucar e também desperdiçar toda a bebida.
O espumante deve ser conservado em temperatura abaixo de 15°C, para manter suas características. O ideal é que a bebida seja resfriada em uma champagneira com gelo. Após aberto, evite manter a garrafa na porta da geladeira, pois a temperatura varia muito, o que permite que o processo de oxidação ocorra mais rápido.
De acordo com ele, a melhor forma de posicionar uma garrafa de Champagne, ou qualquer outro espumante, é em pé (na vertical) e não deitada como a maioria das pessoas está acostumada. "Para a guarda de um vinho tranquilo, é melhor que a garrafa fique deitada, já que as rolhas são maciças.
Não guarde um Champagne para sempre Como regra geral, os Champagnes NV (non vintage/sem safra) devem ser apreciados jovens e ainda cheio de vida, e por isso não deixe passar mais de 3 ou 4 anos desde que você adquiriu a garrafa.