Fazer pranchas melhora significativamente a sua capacidade de ficar com a postura reta e estável. Através do fortalecimento de core, o seu corpo será capaz de manter a postura correta, já que os músculos no abdômen tem grande influência sobre a estabilidade do pescoço, ombros, peito e costas.
Você vai ter um benefício muscular similar porque está trabalhando os seus músculos, ao todo, pelo mesmo tempo como se você tivesse feito a prancha por 30 a 60 segundos sem parar. Um minuto é o período de tempo ideal. Mais tempo que isso serve mais como um desafio, mas não necessariamente traz benefícios concretos.
“O abdominal usa principalmente os músculos retos abdominais e um pouco dos oblíquos. Já uma prancha, quando feita corretamente, se concentra no core enquanto utiliza quase todos os músculos do corpo”, explica a profissional.
A prancha é um exercício de fortalecimento abdominal altamente eficaz. Para a maioria das pessoas, queima entre duas e cinco calorias por minuto. As pranchas aumentam os músculos e aumentam o metabolismo, ajudando a sustentar níveis mais altos de queima calórica durante o descanso.
O estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi publicado em uma revista médica. A análise descobriu que uma pessoa que consegue realizar 40 ou mais flexões seguidas tem 96% menos chance de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com quem só consegue repetir algumas vezes o movimento.
Brett Masserant, um norte-americano de 29 anos, acaba de bater o recorde mundial de flexões realizadas em 8 horas. Sem interrupção ou quase, ele conseguiu fazer o número insano de 13 186 flexões, ou seja, uma média de 1 648 flexões por hora, 27 por minuto!
Sem orientação, malhar a mesma parte do corpo em dias seguidos pode prejudicar os resultados do treino e ainda aumentar o risco de lesão. Isso porque quando você "levanta peso" as fibras musculares se rompem.
Treinar os braços todos os dias não é legal. Os músculos precisam de descanso para crescer de verdade, e estimular um músculo ou grupo muscular é não deixá-lo descansar.