Isso significa, portanto, que o CRECI é o órgão responsável por verificar se os Corretores estão agindo de acordo com o que a constituição prega. Segundo a advogada Regina Melo Silva, o Corretor de Imóveis pode ser responsabilizado por ações e omissões que possam vir a causar prejuízos a clientes ou terceiros.
O COFECI Conselho Federal de Corretores de Imóveis, é um órgão fiscalizador da profissão em âmbito federal, criado pela necessidade de organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade profissional. Juridicamente, o Conselho representa uma Autarquia Federal.
Os Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis (CRECI) são os braços representativos do COFECI distribuídos em 25 unidades. ... Assim, apenas o certificado do CRECI garante o registro do profissional corretor de imóveis. E, apenas o profissional devidamente autorizado pode, perante a lei, registrar imóveis e terrenos.
A representação do CRECI junto ao COFECI compõe-se de 4 (quatro) representantes eleitos dentre os Conselheiros Regionais efetivos, sendo 2 (dois) efetivos e 2 (dois) suplentes, designados como Conselheiros Federais.
O CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que tem como missão disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis, dotando à sociedade a excelência, segurança, tranquilidade nas negociações imobiliárias.
Atualmente, o custo para tirar esse documento definitivo em São Paulo, que pode ser encarado como uma média geral, é de R$ 633, com anuidade de R$ 1300.
Conheça os 7 melhores cursos para corretor de imóveis
O corretor de seguros é um profissional capacitado e legalmente registrado que faz a intermediação entre segurados e seguradoras. ... Para exercer a profissão, o corretor de seguros precisa passar por uma certificação técnica e obter o registro profissional na Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP).