A recuperação muscular é tão importante quanto a preparação do músculo para a realização de exercícios, e um nutriente considerado combustível para a atividade física é o carboidrato, principalmente quando se trata de exercícios prolongados, seja de alta intensidade ou contínua.
As gorduras têm várias funções, como fonte e reserva de energia (um grama de qualquer gordura produz 9 kcal de energia), além de ser um importante isolante térmico (forma o tecido adiposo dos mamíferos) para os animais se protegerem contra o frio.
Gordura é o termo genérico para os glicerídeos. São classes dos lipídios relacionadas ao armazenamento de energia. As gorduras agem como um importante isolante térmico e amortecedor de impacto nos animais.
São substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. Além de fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais.
Responsável por inúmeras funções, ela nos fornece energia, atua na produção de hormônios e membranas celulares, protege os órgãos e ajuda na absorção e no transporte de algumas vitaminas. As gorduras podem ser classificadas como gorduras insaturadas, saturadas e trans.
“Nesse momento não pode tampar, senão a tampa transpira e estraga a carne”, diz. Ao esfriar, a banha talha e forma uma camada protetora, impedindo o contato com o ar. Assim, a carne pode ser guardada por meses sem precisar ir à geladeira. Depois, é só pegar os pedaços, esquentar e comer.