Cogito, ergo sum é a frase que tem autoria do filósofo francês: René Descartes.
Até hoje, Descartes é famoso por sua citação mais conhecida: “cogito, ergo sum” (penso, logo, existo). Foi a partir dessa expressão que ele sintetizou sua reflexão filosófica, explicando que apenas a partir do pensamento humano seria possível comprovar nossa existência.
Poderemos, ao fim, entender, por exemplo, como Descartes chega, por seu raciocínio filosófico, em sua famosa afirmação: "Cogito, ergo sum", traduzida geralmente para o português como “Penso, logo existo” (porém, mais corretamente traduzível por “Penso, logo sou”); e qual o significado e implicação desta conclusão.
“Penso, logo existo” é uma frase icônica dita pelo filósofo francês René Descartes, que marcou a visão do movimento Iluminista, colocando a razão humana como única forma de existência.
Frase Penso, logo existo. A frase Penso, logo existo, conhecida por sua forma em latim Cogito, ergo sum, é uma frase do filósofo francês René Descartes. A frase original foi escrita em francês (Je pense, donc je suis) e está no livro Discurso do Método, de 1637.
O Racionalismo Cartesiano ou Racionalismo de Descartes é uma referência que se faz ao pensamento de Descartes - um dos principais pensadores desta corrente. René Descartes (1596-1650), de quem é célebre a frase: “Penso, logo existo”, lançou as bases do racionalismo.
A FILOSOFIA DE DESCARTES René Descartes é responsável pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas.
O Racionalismo argumenta que a obtenção do conhecimento científico se dá pelas idéias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo. Tais idéias inatas seriam o fundamento da Ciência.
René Descartes
Os principais filósofos da corrente empirista são:
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. ... São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz.
Dentre os Padres da Igreja destacam-se santo Irineu de Lyon, santo Inácio de Antioquia, são João Crisóstomo, santo Ambrósio de Milão, entre muitos outros. O filósofo mais destacado do período, porém, foi Santo Agostinho de Hipona.
Foi precisamente na cidade de Mileto que surgiram os três primeiros filósofos (Tales, Anaximandro e Anaxímenes), que tinham ideias que rejeitavam as explicações tradicionais baseadas na religião e buscavam apresentar uma teoria cosmológica baseada em fenômenos observáveis.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Os filósofos gregos pré-socráticos
Resposta. John Locke:defendia os direitos naturais: direito a vida,a liberdade e a propriedade. Voltaire:defendia as liberdades civis : de expressão, religiosa e de associação. Montesquieu: defendia a divisão dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário).
Principais Ideias O homem nasce como uma folha em branco, destituído de caracteres ou ideias. Locke combatia a ideia de que Deus decidia o destino dos homens e alegava que a sociedade corrompia os desígnios divinos ou o triunfo do bem. Suas ideias auxiliaram na derrubada do absolutismo inglês.
A atividade dos filósofos é algo que pressupõe reflexão, uma atividade que depende de uma série de elementos referentes ao conhecimento de mundo. Contrário ao que muitos pensam, não é simplesmente pensar. ... Sendo assim, na prática, os filósofos são aqueles que procuram compreender o sentido nas coisas.
Significado de Filósofo substantivo masculino Pessoa que se ocupa da filosofia, por considerá-la princípio do conhecimento, seja como teoria do saber, seja como norma de vida, a fim de determinar a hierarquia dos valores. ... Etimologia (origem da palavra filósofo).
Tales de Mileto
Tales de Mileto
· PERÍODO ARISTOTÉLICO (± 390 a.C. a ± 1840 d.C.) A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido).
Verificado por especialistas. O pai da filosofia é Tales de Mileto. Tales de Mileto (640-548 a.C) foi o primeiro filósofo que temos conhecimento, sendo, assim, considerado o pai da filosofia. ... Tales de Mileto inclusive teve importante papel na criação da primeira escola filosófica, a escola Jônica.
Tales de Mileto