Em estado de repouso, o filamento de tropomiosina age cobrindo os pontos ativos da actina, impedindo assim sua ligação com o filamento de miosina. Para que ocorra a contração, o complexo troponina-tropomiosina deve ser inibido. Essa inibição ocorre através da interação da troponina com os íons cálcio.
Função. Existem três tipos de troponinas: T, I e C (siglas: TNT, TNI e TNC). Juntas elas actuam sobre os filamentos de actina, regulam a força e velocidade da contração muscular. Tem grande afinidade pela tropomiosina.
A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular. Em condições de relaxamento, ou seja, enquanto o músculo está descontraído, este ponto de conexão entre os filamentos está ocupado por uma terceira proteína denominada tropomiosina, que envolve filamentos de actina.
Ao ligar íons de cálcio, a troponina altera sua forma e desliza a tropomiosina para fora, expondo os sítios de ligação actina-miosina; -A miosina interage com a actina em ciclos de pontes cruzadas, como descrito anteriormente.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
Quando a fibra muscular recebe impulsos elétricos ordenando sua contração, o retículo sarcoplasmático libera cálcio, estabelecendo pontes de cálcio entre a actina e a miosina, gerando a contração muscular. Portanto, o cálcio atua como uma um interruptor de liga e desliga na contração muscular.
O cálcio possui uma função importante por ser um componente da membrana celular. Facilita à coesão da célula, o pectato de cálcio na lâmina intermediária cimenta (cola - adere) a célula mantendoa aderida.
As bombas de cálcio são essenciais para o processo de contração muscular, uma vez que o cálcio é o elemento que permite o deslizamento da miosina e actina. ... A partir daí, o cálcio se dirige para os filamentos de actina e miosina, permitindo o deslizamento, que levará à contração muscular.
Em torno do conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esquelética situa-se o retículo sarcoplasmático (retículo endoplasmático liso), especializado no armazenamento de íons cálcio. As miofibrilas são constituídas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcômeros.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
Principal responsável por conferir dureza e resistência à nossa estrutura óssea, o cálcio também é importante na troca de mensagens químicas entre as nossas células, assegurando funções vitais do nosso organismo como a coagulação do sangue quando nos ferimos, o funcionamento normal do cérebro, músculos, coração, entre ...
O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o crescimento e a manutenção das funções básicas do nosso organismo. É responsável pela formação dentária e óssea. Atua também na contração muscular e na coagulação do sangue em conjunto com a vitamina K.
Comer frutas ricas em cálcio como manga, laranja, kiwi, pera, uva, ameixa seca e amora preta; Comer regularmente vegetais de cor verde escura como espinafre e brócolis porque eles também são boas fontes de cálcio.
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
Veja abaixo outras dez maneiras de reter o cálcio:
Braçadeiras e apoios: apoios para a coluna ou braçadeiras podem reduzir a dor e a inflamação ao restringir o movimento. Mas o uso contínuo pode enfraquecer a musculatura. Exercícios e fisioterapia: inatividade prolongada enfraquece e causa perda de massa muscular e força.
Os bisfosfonatos são os medicamentos mais prescritos para o tratamento da osteoporose. O Alendronato foi o primeiro bisfosfonato a ser aprovado para este fim. Desde então, outros medicamentos desta mesma classe já estão em uso, como o risedronato e o ibandronato.
A osteoporose geralmente não dói, a menos que haja um osso quebrado por causa dela. Apesar de nem sempre serem dolorosas, as fraturas de vértebras são a causa mais comum de dor prolongada na osteoporose.
5 melhores exercícios para osteoporose
Exercícios com peso (ginástica localizada, musculação, Pilates) Aumentam a massa muscular e óssea. São os mais indicados para os portadores de osteoporose.
Combatendo a osteoporose “A prática de exercícios físicos regulares, alongamentos, fortalecimento muscular e o controle do peso são os fatores mais importantes que ajudam tanto na proteção articular quanto na qualidade óssea”, explica o ortopedista Paulo Pileggi.
5 opções de remédio caseiro para osteoporose
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.
Para fortalecer os ossos e as articulações é recomendado comer alimentos ricos em cálcio e apesar do leite e do queijo serem os mais conhecidos, existem outras fontes de cálcio além dos laticínios, como as folhas verdes escuras como espinafre e brócolis e os frutos secos como nozes e amendoim.
Um bom remédio caseiro para fortalecer os ossos é tomar diariamente o chá de cavalinha e tomar a vitamina de morango com linhaça. Estes remédios caseiros podem ser ingeridos diariamente sendo especialmente indicado para idosos com osteoporose e como método de prevenção da doença.
Um excelente chá para inflamação das articulações é a infusão de sálvia, alecrim e cavalinha, pois contém propriedades que reduzem infecções e inflamações que provocam dor nas articulações, ao mesmo tempo que fortalecem os ossos e equilibram os níveis hormonais.
Cálcio, vitamina D e magnésio são essenciais no tratamento da osteoporose
É recomendável ingerir 1 grama , ou seja, 1000 mg de cálcio por dia. Um litro de leite tem 1000 mg desse mineral. Pode ser leite integral ou desnatado, tanto faz.