Pecíolo: é a haste que prende a folha ao caule e ao ramo. Bainha: é a parte mais dilatada da base do pecíolo, por onde a folha se prende ao caule. Basta um simples passeio por uma praça para se perceber a diversidade de folhas que as plantas apresentam.
A folha tem origem exógena no caule e se forma próximo do ápice caulinar. O primórdio foliar inicia-se como uma pequena protuberância a partir de repetidas divisões periclinais e anticlinais das células das camadas superfíciais do meristema caulinar, logo abaixo do promeristema (Fig. 1).
As folhas também podem ser classificadas como folhas simples e folhas compostas. Nas folhas simples o limbo não é dividido, enquanto nas folhas compostas o limbo é dividido em pequenos folíolos.
O caule é uma parte da planta que tem principalmente a função de condução de substâncias e sustentação.
A folha é o órgão da planta que serve para ela respirar, ou seja, é por onde entra o oxigênio, essencial para a fotossíntese, e sai o gás carbônico resultante. ... Assim, a folha é comumente tida como símbolo da vida, alegria e prosperidade. Sua simbologia liga-se à da árvore, por ser parte importante dela.
Na botânica, as folhas podem ser classificadas conforme a forma do limbo. Elas também podem ser classificadas de acordo com a disposição dos seus folíolos (no caso das folhas compostas): Imparipenadas e Paripenadas - Quando o número de folíolos presente na folha é ímpar ou par, respectivamente.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos....Quanto à superfície:
As folhas podem ser agrupadas em dois grupos básicos: folhas simples e folhas compostas. As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.
Palmadas: Também chamadas de Digitadas, nesse tipo de folhas os folíolos partem de uma base comum, ou seja, possuem um único pecíolo e vários folíolos ligados. Exemplo: Guaraperê (Lamanonia speciosa).
As folhas são um ótimo parâmetro para avaliar a saúde da cultura e identificar se ele está recebendo a quantidade certa de nutrientes, água, luz ou se está sendo atacado por alguma praga. ... Mas, embora o ataque de pragas seja um processo natural, isso pode ser intensificado e tornar-se um grave problema.
As folhas podem ser agrupadas em dois grupos básicos: folhas simples e folhas compostas. As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.