Secularismo, segundo ele, é mais radical. Implica restringir a religião ao espaço privado exclusivamente. Já a secularidade supõe a permissão das expressões religiosas no espaço público como afirmação da própria liberdade de todos os cidadãos.
O laicismo é uma doutrina que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos de Estado. Essa ideia foi responsável pela separação moderna entre a Igreja e o Estado e ganhou força com a Revolução Francesa (1789-1799).
O termo regular provém do fato de que cada ordem religiosa estabelecia suas próprias regras de vida (do latim, regula). Distingue-se do clero secular, que é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público e que vivem junto dos leigos.
Na política brasileira, baixo clero é uma expressão usada para designar parlamentares com pouca expressão na Câmara de Deputados, movidos principalmente por interesses provincianos ou pessoais.
1 Classe eclesiástica. 2 Corporação de todos os clérigos. EXPRESSÕES Clero regular : corpo dos clérigos pertencentes a uma ordem religiosa. Clero secular : grupo de clérigos não pertencentes a uma congregação religiosa específica.
Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.
A Igreja Católica era a instituição mais poderosa da história medieval, dona de inúmeras extensões de terra. Para ela, cada integrante da sociedade tinha uma função específica a cumprir durante estadia na terra. A missão do nobre era proteger militarmente o corpo social, a do clero rezar e a do servo trabalhar.
Na Alta Idade Média, estabeleceu-se uma aliança entre o poder secular e o poder eclesiástico. A Igreja Católica consolidou-se como instituição religiosa, e, aos poucos, seu poder econômico permitiu-lhe interferir no poder secular.
Sabe-se que historicamente a Igreja Católica se manteve como a instituição mais poderosa da Idade Média. Ela ditava normas e regras que deveriam ser seguidas a finco. A política era administrada pelos senhores de terra. Eles eram muitos e dominavam esse poder de forma descentralizada.