Um risco pode ser tanto prejudicial (ameaça) quanto benéfico (oportunidade) em um projeto. A incerteza, por sua vez, é a falta de informação ou de conhecimento sobre o resultado de uma ação, decisão ou evento. Por fim, ameaça pode ser definida como um determinado evento que leva o projeto a uma direção não favorável.
Há uma grande diferença entre risco e problema, apesar de costumeiramente eles serem encarados como sendo a mesma coisa. O risco não é o problema consumado. Ruim, sempre ruim, é quando o problema acontece, pois só a contingência conseguirá resolvê-lo. O risco não.
substantivo feminino Condição ou natureza do que é incerto; qualidade daquilo que incita dúvida(s); indecisão. Que não possui certeza; em que há indecisão ou hesitação; imprecisão. Etimologia (origem da palavra incerteza). In + certeza.
Incerteza é um termo usado, com diversos significados, em muitos campos, incluindo filosofia, física, estatística, economia e finanças, psicologia. Pode referir-se a uma situação em que não se pode prever exatamente o resultado de uma ação ou o efeito de uma condição.
Também conhecido como teste estatístico, ou teste de significância, o teste de hipótese tem como objetivo averiguar se um determinado valor hipotético representa bem ou não uma determinada ocasião.