” Portanto pela semântica, não há diferença entre “princípio inteligente” e “espírito”. Na prática, os animais possuem o espírito ou o princípio inteligente em estado rudimentar de consciência e em estado latente de moralidade.
____O Princípio Espiritual, Crisálida de Consciência, nasce, por transformação, da extrema evolução da energia, no berço da matéria. ... A matéria inicia uma transformação radical, doando todo o seu movimento tipo matéria ao movimento tipo energia.
A progressão dos mundos habitados ocorre no mesmo ritmo da dos seres que habitam em cada um deles. Os mundos habitados, segundo o Espiritismo, podem ser classificados do seguinte modo: Mundos Primitivos: destinados às primeiras encarnações do Espírito. São os mundos formados há menos tempo.
A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”).
Durante o Renascimento, o cérebro assumiu o protagonismo, mas a sede da alma permaneceu diluída no líquor, o fluido contido nos ventrículos cerebrais. Mais tarde o tecido cerebral tomou conta, com a proposição de René Descartes (1596-1650), que chegou a apontar a glândula pineal como a “sede da alma”.
Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei. ... Para Polemarco a justiça consistia em dar a cada um o que lhe é devido, em fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos.
Hobbes concebe a justiça como um valor presente na razão humana, que após a criação do Estado, exerce um papel mantenedor e decisivo em sua filosofia política na medida em que permite a estabilidade dos pactos entre os homens.
Para Thomas Hobbes, a única função do Estado é manter a paz entre os cidadãos. ... O Estado hobbesiano é soberano. Depois de constituído, de formalizado, tem poderes ilimitados de organizar a sociedade como melhor lhe aprouver. Sem Estado não há civilização, não há cidadania, não há paz.
justiça é considerada como sendo a virtude completa. A mesma nos impulsiona a agir conforme as virtudes, e é completa na relação com os outros. A relação com o outro só é possível na pólis, onde o homem realiza o propósito, ou o fim da sua natureza, que é ser racional, virtuoso, político.
O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido.