Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.
Procure defini-la ao longo do esboço dos argumentos. Um lembrete importante que deve ser feito é o de que há limite de linhas para a redação. Você pode escrever até 30 linhas, no máximo, e é importante que os parágrafos sejam bem distribuídos – nada de introdução com mais de 10 linhas!
8 Respostas. Introdução: 1 parágrafos com 5 linhas; Desenvolvimento: 3 parágrafos com 5 linhas cada; Desenvolvimento: 1 Parágrafos com 5 linhas!
Um parágrafo não deve ser muito longo, 5 ou 6 linhas é o ideal para uma boa compreensão de quem vai ler o texto, o uso correto da vírgula também facilita a leitura e torna o texto mais agradável.
Desenvolvimento Na estrutura da redação Enem, os próximos dois ou três parágrafos do seu texto devem ser dedicados ao desenvolvimento do seus argumentos, utilizando cerca de 7 linhas para cada.
Como um parágrafo é composto de 2 a 4 elementos(TSAC) e cada um deles pode ter no máximo 2 linhas, então nós recomendamos um máximo de 8 linhas.
O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Sendo assim, os parágrafos devem ser construídos dentro dessa lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parágrafo deve apresentar uma ideia central. Essa ideia principal corresponde ao tópico frasal que, normalmente, aparece já no início do parágrafo.