“Os de alto índice glicêmico são aqueles que se transformam em açúcar no organismo rapidamente e, em consequência disso, acabam sendo estocados na forma de gordura”, explica a nutricionista Paula Cristina da Costa, do Departamento de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em geral, recomenda-se utilizar uma refeição de baixo índice glicêmico antes do treino ou da prova, seguida do consumo de carboidratos de alto índice glicêmico durante provas longas e, para a recuperação, deve-se consumir alimentos de médio a alto índice glicêmico no pós-treino para aumentar e melhorar a recuperação ...
A linhaça, aveia e farinha de amêndoas são alimentos integrais e ótimas opções para acompanhar vitaminas e saladas para receitas. A farinha de amêndoas, por exemplo, é uma rica fonte de energia, proteínas, vitaminas e nutrientes. Perfeita para substituir a farinha branca, criar bolos, doces e as mais variadas receitas.
Os alimentos permitidos na dieta para diabetes são aqueles ricos em fibras, proteínas e gorduras boas, como:
Se você for consumi-la, prepare-a corretamente e coma em porções razoáveis. A mandioca ou a tapioca não são alimentos indicados para quem tem diabetes, pois são alimentos ricos em carboidratos, que elevam a glicemia e contêm poucas substâncias saudáveis.