A superfície do geoide é mais irregular do que o elipsoide de revolução usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a própria superfície física terrestre.
Um esferoide achatado, oblato (elipsoide), com achatamento de 0,3%, é uma representação mais aproximada da Terra do que uma esfera. O geoide (vide a definição de geoide em O formato da Terra) representa melhor ainda a Terra.
A Terra não é uma esfera verdadeira, é um elipsóide, a Terra é uma esfera ligeiramente mais larga do que alta (a terra é achatada nos polos). Embora existam outros modelos, o elipsóide é o mais adequado para representar a verdadeira forma da Terra. Como o elipsóide, o geóide é um modelo da superfície da Terra.
A protuberância equatorial da Terra é causada pela rotação e gravidade do planeta. ... Gauss caracterizou o geoide como a “figura física da Terra”, isto é, um modelo físico da forma da Terra que acompanha as variações do campo de gravidade do nosso planeta.
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera. ... Podemos visualizar, aproximadamente, essa superfície por meio do prolongamento do nível médio dos mares por dentro dos continentes.
O levantamento topográfico é o ato de localizar e mapear todas as características da superfície de um terreno.
A TOPOGRAFIA é a parte da GEODÉSIA que se incumbe dos trabalhos de medição, cálculos e representação de áreas restritas da superfície terrestre. ... A Geodésia é a ciência que tem por fundamento o estudo da forma e dimensão da Terra.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.
Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à linha do equador. É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
Para representar uma coordenada geográfica, deve-se especificar a latitude e a longitude em graus, que podem ser no formato negativo ou positivo, ou utilizar-se das indicações Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W).
As linhas que indicam latitude são horizontais, ou seja, se estendem na direção leste-oeste da superfície da Terra. As linhas que indicam longitude são verticais, ou seja, se estendem na direção norte-sul.
Sistema das Coordenadas Geográficas Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus (norte ou sul) e longitudes, que vão de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste).
Use um mapa virtual para separar as linhas de latitude e longitude usando esses graus decimais. Geralmente, eles consistem de cinco números. Por exemplo: um ponto pode ficar em norte e oeste.