Quando se fala em uma experiência emocional corretiva, parte-se de um princípio psicopatológico de que haveria uma maneira certa de se reagir às situações da vida, uma maneira que o cliente não logrou alcançar e, por isso, desenvolveu uma neurose ou uma psicose.
O foco aparece, então, como orientador de toda teoria e condição essencial de eficácia em psicoterapia breve, muitas vezes chamada de psicoterapia focal. O foco ou conflito focal refere-se ao conflito ou situação atual do paciente, subjacente ao qual existe o conflito nuclear exacerbado.
A Terapia Focal é uma modalidade de Psicoterapia Breve Psicodinâmica que se desenvolveu a partir das contribuições de S. Ferenczi (Técnica Ativa); F. Alexander (Experiência Emocional Corretiva); D. Malan (Foco e Triângulos de Interpretação); P.
Nesse sentido, a psicoterapia breve se divide em três modalidades:
A Psicoterapia Breve é uma modalidade de terapia psicológica que visa abreviar a duração do tratamento. ... O segredo é estabelecer um foco bastante específico e limitar a terapia a este foco. Se você trabalha em apenas um foco, a terapia torna-se mais curta do que intervir em dez focos simultaneamente.
A psicoterapia breve baseia-se no "tripé": foco, atividade, planejamento. ... É necessária maior atividade por parte do terapeuta, e planejamento por parte deste, que inclui a descrição da intenção dos objetivos terapêuticos dentro de um limite de tempo.
Qual a duração da psicoterapia breve? A duração do acompanhamento vai depender de cada caso, podendo ir de algumas sessões a meses de terapia. Com esta modalidade, porém, o psicólogo nunca poderá superar um ano de atendimento. As sessões têm duração média de 50 minutos.
Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.
No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento. Uma simples avaliação psicológica pode durar cerca de cinco sessões.
O que acontece nas demais consultas com um psicólogo? Caso dê continuidade nas sessões, elas devem acontecer uma vez por semana e costumam durar de 50 minutos a 1 hora, dependendo do profissional. Se for considerado necessário, o psicólogo também pode sugerir que aconteçam duas sessões por semana.
Os psicólogos geralmente aceitam 1 sessão com frequência semanal. Mas se o paciente faltar haverá intervalo de 2 semanas e haverá prejuízo da qualidade. Mesmo que haja a reposição desta falta o prejuízo já está garantido. Alguns psicólogos tentam manter um padrão de trabalho com 2 sessões semanais.
A operadora de saúde só autoriza a realização do tratamento se for constatada a necessidade de acompanhamento psicoterápico. Para tanto, a pessoa deve passar por avaliação de um especialista da área ou clínico geral.