EQST

Qual A Diferença Entre Amicus Curiae E Assistncia Simples?

Qual a diferença entre amicus curiae e assistência simples?

b) Qual a diferença entre amicus curiae e a assistência simples? ... O assistente precisa demonstrar interesse jurídico enquanto que o amicus curiae, precisa demonstrar representatividade adequada nas causas de forte repercussão social.

O que é o amigo da corte?

Amicus curiae, expressão latina que significa amigo da corte, é um instituto do Direito definido pela participação de um terceiro no processo, com o objetivo de contribuir com informações e estudos fundamentados sobre o tema tratado.

Quanto ao amicus curiae o juiz ou o relator considerando a relevância da matéria a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia poderá por decisão recorrível de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda Manifestar-se solicitar ou admitir a participação de pessoa?

“O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a manifestação de pessoa natural ou jurídica, ...

Qual a diferença entre o amicus curiae e o perito judicial?

O perito é auxiliar eventual da justiça e não pode ter interesse no resultado da demanda, devendo manter-se equidistante das partes. O amicus curiae, por sua vez, não é auxiliar da justiça e pode ter interesse no resultado da demanda, em função de seus propósitos institucionais, por exemplo.

Qual recurso cabível contra a decisão que admite ou Inadmite o ingresso do amicus curiae?

Considerando que o art. 138, caput, menciona apenas "admitir" e a lei nada dispõe na hipótese de inadmitir o ingresso, a nosso ver, cabe, em tese, recurso - agravo de instrumento ou agravo interno - contra decisão que rejeitar o ingresso do amicus curiae.

Quando o processo não cabe mais recurso?

Decisões de instâncias inferiores baseadas em posições do Supremo Tribunal Federal sobre assuntos com Repercussão Geral reconhecida não podem ter recurso admitido na corte. A exceção é quando o juiz se retrata para seguir a decisão do STF.