A Pró-Reitoria de Ensino divulga o edital de transferência interna para início no semestre 2020/2. Exclusiva para alunos da UFRGS com vínculo ativo de graduação que ingressaram pelo Vestibular ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a modalidade é destinada aos interessados em mudar de curso ou de habilitação.
A divulgação de edital de disponibilização de vagas, com todas as informações sobre a realização do processo de seleção e as regras para participação, ocorre no segundo semestre de cada ano, tendo em vista o ingresso no primeiro semestre do ano seguinte. ...
ALUNO QUE LOGRA APROVAÇÃO DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS. NÃO COMPROVAÇÃO DE JA HAVER CURSADO 25% DA CARGA HORÁRIA DO CURSO PRETENDIDO. EXISTÊNCIA DE VAGAS OCIOSAS.
A Revinculação é a admissão de formados na UFSJ em curso de mesma nomenclatura do curso já integralizado, mas de grau acadêmico distinto, como Química - Licenciatura e Química - Bacharelado.
Como eu faço? Mudança de curso é possível aos graduandos da UFJF que ingressaram por meio de processo seletivo originário (Sisu, Pism ou Vestibular), tenham concluído 20% do curso atual e haja vaga para o curso pretendido no edital de vagas ociosas.
O pedido de transferência deve ser realizado junto à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado no momento. Geralmente, o processo é feito na coordenação do curso, pois nesse departamento estão reunidos todos os dados acadêmicos do estudante.
Confira as principais formas de ingressar na UFJF:
Para concorrer a uma delas a partir desse sistema, é necessário que o aluno tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correspondente a cada seleção realizada, e se inscreva no Sisu no prazo estabelecido a cada ano ou semestre pelo MEC.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, informou o adiamento das provas do Módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. As provas seriam aplicadas nos dias 27 e 28 de março.
A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.
As provas da terceira etapa do Pism continuam marcadas para 27 e 28 de fevereiro. Os locais de prova sairão nesta terça-feira (9).
As notas das provas do Módulo III do Pism 2021 serão divulgadas no dia 7 de abril de 2021. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 15 de abril de 2021.
No primeiro dia, os alunos fazem as questões objetivas e discursivas de Português, Geografia, Matemática e Química. No segundo, é a vez das questões objetivas e discursivas de Literatura, Biologia, Física e História, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas em cada conteúdo.
Para área de economia e administração, os testes discursivos são de geografia, história e filosofia. Em exatas, são cobradas física e química. Os candidatos às humanas fazem provas discursivas de geografia, história e filosofia. Para saúde, as questões discursivas são de física e química.
O Enem é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. O exame é composto por 180 questões e uma redação. Além disso, o Enem é uma oportunidade para o participante avaliar sua formação e verificar onde precisa melhorar.
Das vagas disponibilizadas no módulo III do Pism, no mínimo 50% delas ficam reservadas aos nove grupos cotistas: A, A1, B, B1, D, D1, E, E1 e F.