Explicando de forma técnica, corrente é o “fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas”. Usando a imaginação novamente e voltando ao caso da tubulação, vamos pensar que a tensão (voltagem) é relativa à espessura do tubo e a corrente (amperagem) será a pressão da água.
Reorganize a fórmula V=IR para encontrar o valor da resistência: R = V / I (resistência = tensão / corrente). Substitua os valores encontrados nessa fórmula para calcular a resistência total. Por exemplo, um circuito em série é alimentado por uma bateria de 12 volts e sua corrente mede 8 amps.
Elementos dos circuitos elétricos
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Como calcular a corrente Um ampere é a mesma coisa que um coulomb por segundo. Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo.
Resposta. O sentido convencional da corrente, e adotado pelos exercícios é do polo positivo (maior) para o polo negativo(menor) do gerador(o que tiver maior d.d.p), portanto sentido horário.
Classificação dos Resistores Chama-se de resistor ôhmico aquele que segue a Lei de Ohm, a qual diz que, quando se mantém a temperatura constante, a razão , ou seja, a própria resistência elétrica, também se mantém constante. ... i é válida para todo tipo de resistor, ôhmicos e não-ôhmicos.
A corrente elétrica é dita contínua quando seu sentido no circuito é único, ou seja, o movimento dos portadores de carga que compõem a corrente sempre acontece da mesma forma. Quando o sentido de movimento dos portadores de carga é variável, a corrente elétrica é denominada de corrente alternada.