O Hexafluoreto de Enxofre (SF6) é o gás mais denso que conhecemos. Ele Um barquinho de alumínio (AL) flutuaria sobre ele. Já o gás menos denso é o Hélio (HE).
Observe que a densidade relativa é proporcional às massas molares dos gases, isso significa que, em termos comparativos, quanto maior for a massa molar de um gás, maior será a sua densidade. Por exemplo, a massa molar do ar é 28,96 g/mol, a do gás hélio é 4 g/mol e a do gás carbônico é 44 g/mol.
A densidade do ar, ρ (em grego: rô), mais corretamente denominada massa específica do ar, é a massa por unidade de volume da Atmosfera da Terra. ... A densidade do ar, assim como a pressão do ar, diminui com o aumento da altitude.
O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido. ... A ausência de moléculas nesses espaços causa uma diminuição da densidade do sólido em relação ao líquido.
Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3). Ou seja, quase três vezes mais densos que o ferro (7,86 g/cm3) e oito vezes mais densos que o alumínio (2,7 g/cm3).
ósmio
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
O chumbo é um metal pesado (densidade relativa de 11,4 a 16ºC), de coloração branca-azulada, tornando-se acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio , altamente maleável, baixa condutividade elétrica e altamente resistente à corrosão.