25 de janeiro de 1927
Antônio Carlos Jobim
Em novembro de 1994, lançou seu último disco, Antônio Brasileiro, com participação do músico inglês Sting e de Dorival Caymmi. Tom Jobim morreu em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos. Ele foi casado duas vezes e teve quatro filhos.
8 de dezembro de 1994
A versatilidade da obra do maestro soberano se funde com o artista. Antonio Carlos Jobim foi compositor, pianista, arranjador, cantor e violonista e completaria 93 anos em janeiro deste ano.
Maria Luiza Jobim
Nascido no Rio de Janeiro, Vinicius de Moraes foi um dos mais importantes artistas brasileiros. ... Vinicius de Moraes também é conhecido como “poetinha”, apelido dado pelo seu grande parceiro Tom Jobim, com quem escreveu a música brasileira mais famosa do mundo e um dos ícones da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”.
Hospital Mount Sinai, Nova Iorque, Nova York, EUA
Tom Jobim também compôs sozinho alguns clássicos, como "Corcovado" (1960), "Samba do Avião" (1963) e "Lígia" (1973). É também autor de inúmeras canções inspiradas na natureza, como "Wave" (1969) e "Águas de Março" (1972).
9 de julho de 1980
Rio de Janeiro
Bossa nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro no final da década de 1950 e que, por conseguinte, passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, que ficou conhecido como “batida diferente”.
Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Os 10 melhores poemas de Vinícius de Moraes
A Transfiguração da Montanha
A década de 70 foi marcada musicalmente no Brasil por vários artistas da música popular, dentre eles, Vinicius de Moraes. Com a parceria de Hermano Silva, em 1972, a música “Onde anda Você” foi composta. A música retrata um sentimento nostálgico envolvendo o amor.
Susana de Moraes
LP Vinicius / Toquinho / Título da música: Onde Anda Você / Vinícius de Moraes (Compositor) / Hermano Silva (Compositor) / Toquinho (Intérprete) / Vinícius de Moraes (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1975 / Nº Álbum: 6349 134 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Bolero.
De Moraes Vinicius
De Moraes Vinicius
Susana de Moraes
Várias experiências conjugais marcaram a vida de Vinicius, casou-se nove vezes e teve cinco filhos. Suas esposas foram Beatriz Azevedo, Regina Pederneira, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nellita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues e a última, Gilda Matoso.
Vinicius se casou nove vezes. Dessas relações teve cinco filhos: Suzana, Pedro, Georgiana, Luciana e Maria, que criaram uma empresa, a VM Cultural, para administrar os direitos autorais do pai.
Durante a entrevista, José Castello explicou que, para Vinicius de Moraes, a vida não fazia sentido sem paixão. O poeta teve nove esposas e incontáveis casos. A primeira companheira foi Beatriz Azevedo de Mello, a Tatí, com quem se casou por procuração em 1939, quando tinha 26 anos. Tiveram dois filhos, Suzana e Pedro.
Fez parte do coral da igreja, onde despertou e desenvolveu seus talentos musicais. Em 1929 ingressou no curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e em 1933, o ano de sua formatura, publicou "O Caminho Para a Distância". Não exerceu a advocacia, foi trabalhar como censor cinematográfico.
Ele foi um poeta e compositor carioca que se destacou na segunda fase do modernismo brasileiro. Além disso, também foi dramaturgo e diplomata. Foi um expoente notável do gênero musical Bossa Nova, cujas composições ficaram muito famosas. Inclusive, com músicas voltadas para o público infantil.
74 anos (6 de julho de 1946)
Nesta música ,Vinícius fala com a sua amada ,uma mulher amada especial ; referindo a um tempo talvez perdido , que não existe mais para ele ,em que as pessoas conversavam nas calçadas de suas casas nos fins de tarde, em que se podia andar nas ruas sem medo .
Em 1975, Vinicius de Moraes lançou o álbum "O Poeta e o Violão". Gravado em Milão, o LP teve a participação especial dos maestros Bacalov e Bardotti. No mesmo ano, a gravadora Philips lançou o álbum "Vinicius e Toquinho". Deste LP, destaca-se "Onde Anda Você" - parceria com Hermano Silva e que alcançou grande sucesso.