Pela amplitude de fontes, o recorte realizado especifica o trabalho com três tipos de fontes históricas: os vestígios arqueológicos (fontes materiais), as fotografias (fontes visuais) e as notícias/jornal (fontes escritas).
As fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado. As fontes historicas sao materiais e imateriais. exemplo: Materiais: Documentos escritos de varios tipos,livros,fotografias,roupas,cartas,pinturas,monumentos etc.
fontes primárias: são as fontes diretas. ex: uma entrevista, uma pesquisa em documentos(ex: fichários, arquivos, etc.) fontes secundárias: são as pesquisas em jornais e livros por exemplo, pois aí estamos atrás de algo que já foi publicado e pesquisado.
As fontes com serifa são as fontes de letras que possuem hastes e prolongamentos no final das letras. Além disso, as fontes serifadas são as mais ideais para textos impressos devido à continuidades que proporcionam à leitura.
O estilo ou design único do alfabeto que identificamos pelo nome, como Times New Roman e Bodoni, por exemplo, é considerado uma família tipográfica. Quanto o conjunto de letras agrupadas por determinado tamanho ou peso (10 pt. bold, por exemplo), chama-se de fonte.
A tipografia é um conceito que deve ser conhecido por todos, principalmente para os profissionais da indústria gráfica....Sendo assim, as principais variações em uma família tipográfica são: