Tipologia textual: Saiba como identificar os 4 principais tipos...
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
O gênero textual tem como principal objetivo definir a linguagem que será utilizada no texto.
Subgêneros narrativos
O mundo está mudando, se tornando mais complexo, cheio de vozes, de diferentes possibilidades de vivê-lo – principalmente no campo das identidades de gênero. Sabemos que sempre foi pouco dividir a humanidade simplesmente em homens e mulheres.
7). Identidade de gênero é a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou de alguma combinação dos dois, independente de sexo biológico. Trata-se da convicção íntima de uma pessoa de ser do gênero masculino (homem) ou do gênero feminino (mulher) (ABGLT, 2010, p. 16).
Em seguida, temos algumas opções que podem ser adicionadas ao fazer uma pergunta de gênero:
O mais comum é vermos seis identidades: mulher ou homem cisgênero, mulher ou homem transgênero, gênero não-binário e agênero.
Como o próprio nome indica, identidade de gênero diz respeito ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. É independente do sexo (ou seja, das características biológicas), está relacionada a identificação de uma pessoa com o gênero masculino ou feminino. ... Essa identificação é o que chama-se de identidade de gênero.
O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
Ao se falar em “questão de gênero”, por exemplo, faz-se referência às atividades culturalmente atribuídas às mulheres – como cuidar da casa e dos filhos – e aos homens – como sustentar financeiramente a família.
Uma pessoa com cromossomos XX geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos femininos e, portanto, geralmente é designada como do sexo feminino. Uma pessoa com cromossomos XY geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos masculinos e, portanto, geralmente é designada como do sexo masculino.
O Facebook liberou hoje uma função muito legal nos perfis que estão em inglês: a personalização de gênero. Ou seja, não é mais obrigatório preencher “masculino” ou “feminino”: você pode escolher um terceiro, caso seja ele seu gênero.
Igualdade de Género é a “igualdade em direitos, responsabilidades e oportunidades das mulheres e dos homens, bem como das meninas e dos meninos. ... A Igualdade de Género não é uma questão das mulheres, é uma questão de direitos humanos que deve envolver igualmente homens e mulheres.
“O termo ideologia de gênero é um ataque contra os direitos das mulheres e também um ataque contra os direitos das pessoas LGBT de formar uma família. ... Assim como a fragilidade não está naturalmente associada ao feminino e a força e agressividade não estão naturalmente associadas ao masculino”.
Ideologia de gênero é um termo inventado por preconceituosos que não aceitam a diversidade do comportamento sexual humano. Mal começamos a entender a diversidade sexual humana, vozes medievais emergiram das catacumbas para inventar a tal “ideologia de gênero”.
Em seu artigo 1º, a norma determinava: “Fica terminantemente proibida à grade curricular da rede municipal de ensino e da rede privada a disciplina denominada ideologia de gênero, bem como toda e qualquer disciplina que tente orientar a sexualidade dos alunos ou extinguir o gênero masculino e/ou feminino como gênero ...
Compreenda qual é o atual conceito de ideologia, quais os tipos de ideologia existentes e uma abordagem breve sobre ideologia de gênero.
O termo "ideologia de gênero" surgiu primeiro em textos doutrinários da Igreja Católica em meados da década de 1990, escritos pelo então cardeal e futuro papa Bento XVI, o alemão Joseph Ratzinger.
Em seu primeiro discurso como presidente, realizado no Congresso Nacional brasileiro, Jair Bolsonaro reafirmou sua ideia de “combater a ideologia de gênero”.
A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das ideias. Posteriormente, concluíram que esta palavra ganharia um sentido novo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".
Ao psicólogo e sexologista John Money é creditada a expressão papel de gênero (gender role em inglês) em 1955. "A expressão papel de gênero é usada para significar tudo o que a pessoa diz ou faz para evidenciar a si mesma como garoto ou homem, como garota ou mulher, respectivamente.
Resposta: O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
A ideologia surge na produção intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária (Exemplo). A sociedade de elite não produz sua ideologia, 'importa' elementos da ideologia liberal, sem as condições concretas em que aquela foi produzida.
Tipos de ideologia
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...