As pálpebras tem a função de proteger o globo ocular. Possui um anexo, conhecido como glândula lacrimal. A seguir, apresentaremos sua anatomia e funcionamento.
Se você não tiver um par de óculos reserva e precisar comprá-los, considere pedir lentes fotossenssíveis, que escurecem automaticamente à luz do sol e clareiam em ambientes fechados. Se seu caso for de olhos secos com sensibilidade à luz (fotofobia), seus olhos podem ficar mais confortáveis ao ar livre com lentes fotossenssíveis.
Seu oftalmologista também pode recomendar suplementos nutricionais como ômega-3 para ajudar a manter duas glandulas de meibomius saudáveis e seus olhos úmidos e confortáveis.
Embora as pálpebras únicas e ptose sejam condições diferentes, as pessoas com pálpebras únicas geralmente têm as mesmas queixas sobre as pálpebras que alguém com ptose – e procuram cirurgia plástica pelo mesmo motivo: Ou seja, eles sentem que suas pálpebras superiores baixas os fazem parecer cansados, entediados, mais velhos ou infelizes.
Os olhos asiáticos tendem a ter uma distância vertical menor entre a pálpebra superior e inferior – essa abertura é chamada de fissura palpebral.
Também chamada de ptose, consiste em um problema provocado pelo enfraquecimento do músculo que eleva a pálpebra, sendo esse problema ainda mais comum nas pessoas com idade avançada. Alterações neurológicas e má formação muscular também são causas associadas à pálpebra caída. Além de massagens e exercícios específicos para a pálpebra, muitas vezes é necessária realização de cirurgia, já que a pálpebra caída pode prejudicar a visão.
Felizmente, seu oftalmologista pode prescrever um tratamento eficaz para a blefarite que pode limitar a inflamação das pálpebras previnindo contra danos nos olhos ou nas pálpebras.
A blefarite atinge principalmente pessoas que ingerem uma grande quantidade de chocolate, nozes, castanhas e amendoins, já que esses alimentos aumentam a produção de secreção.
As pálpebras são duas membranas móveis que ajudam a proteger a saúde do globo ocular de agentes externos como a luz solar. As pálpebras são compostas por várias camadas, sendo a mais externa a pele, seguida pelas camadas muscular, tarsal e mucosa.
Se você tem dúvidas sobre a aparência de seus olhos ou pálpebras, o primeiro passo deve ser consultar um oftalmologista para se submeter a um exame de vista abrangente. Se você é um bom candidato para a cirurgia plástica das pálpebras, seu oftalmologista pode encaminhá-lo para um cirurgião oculoplástico especializado em cirurgia de pálpebras únicas e outras cirurgias de pálpebras.
A secreção das glândulas lacrimais é ligeiramente alcalina. Além de diversos sais, possui uma enzima bactericida geralmente denominada lisozima. As lágrimas, distribuídas uniformemente sobre a córnea e a conjuntiva devido aos movimentos das pálpebras, mantêm úmida a superfície de ambas.
Além da limpeza das pálpebras em casa, existem procedimentos de higiene no consultório que estão chegando ao Brasil e podem ser recomendados para um tratamento mais eficaz da blefarite. Os possíveis procedimentos incluem: Desbridamento eletromecânico da margem palpebral, Tratamento por pulsação térmica, Terapia com luz intensa pulsada (IPL).
A ação das pálpebras, ao pestanejar, proporciona o espalhamento da película lacrimal por toda superfície da córnea, contribuindo para que seja formada uma superfície com plena qualidade óptica.
Trata-se de um dos problemas mais comuns que afetam as pálpebras. O terçol consiste em um tipo de inflamação que afeta a glândula da pálpebra, tem aspecto semelhante ao de uma espinha e é geralmente causado por uma bactéria.
Os folículos pilosos dos cílios têm direção oblíqua, voltando-se para diante quando se aproximam da superfície. Encontram-se dispostos em três ou quatro fileiras, imediatamente na frente da linha cinzenta. Têm glândulas sebáceas anexas, denominadas glândulas de Zeis. Entre os folículos situam-se as glândulas sudoríparas de MolI. A infecção de qualquer dessas glândulas produz um “terçol”.
Detalhando um pouco mais sobre o papel que as pálpebras desempenham no corpo humano, podemos dizer que a função delas é manter a integridade da superfície da córnea e a sua fina camada de lágrima.
As pálpebras são muito mais do que um tecido móvel que permite fechar e abrir os olhos, ao contrário da crença popular, tanto a pálpebra inferior como a superior têm funções muito importantes para a saúde do globo ocular.
Também pode haver variações consideráveis na anatomia das pálpebras em diferentes regiões e nações asiáticas. Por esse motivo, alguns cirurgiões que realizam cirurgia plástica de pálpebras oferecem variações específicas de cirurgia de pálpebras únicas, como “cirurgia de pálpebras coreana”.