Baga: o ovário uni ou multicarpelar com sementes livres, por exemplo: tomate, limão, abóbora, uva, etc. Drupa: o ovário unicarpelar, com semente aderida ao endocarpo duro (caroço), por exemplo: pêssego, ameixa,azeitona, etc. Pomo: é um pseudofruto composto por 1 ou mais carpelos. por exemplo: maçã, pêra,marmelo, etc.
São exemplos frutas com sementes ou caroços: maçã, melancia, uva, abacate, pêssego, mamão, laranja e manga. Os conhecidos "caroços" nada mais são do que sementes. A palavra "caroço" pode funcionar como um meio pejorativo de se referir a uma semente.
Coco-do-mar
Sabe-se que frutos com várias sementes espalhadas, como a melancia, e frutos com sementes agrupadas, como a uva, surgem do amadurecimento do ovário, o que por sua vez garante a proteção e proporciona a dispersão das sementes que decorrem da fecundação.
Um fruto é constituído por duas partes principais: o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes do ovário, e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados.
ovário
Pseudofrutos, conhecidos como falsos frutos, são estruturas vegetais suculentas (ricas em suco) que não são frutos, pois não são originários do ovário da planta. Desenvolvem-se de um tecido de planta ao lado de uma flor.
O verdadeiro fruto é aquele que se desenvolve a partir do ovário de uma flor. Eles estão presentes diariamente em nossas refeições. São eles: o pepino, o tomate, o quiabo, a berinjela, o pimentão, a abóbora, o chuchu e tantos outros.
O tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. ... Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado. Para resumir, o tomate é cientificamente um fruto e popularmente pode ser uma hortaliça ou um legume.
O abacaxi conhecido hoje – Ananás comosus – surgiu a partir de espécies com semente. O abacaxi é um fruto múltiplo, ou infrutescência, já que cada “gominho” é um fruto, porém não abriga semente.
Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.
Nos pseudofrutos, a porção comestível não corresponde ao ovário desenvolvido. ... No caso da banana e da laranja de umbigo (baiana), o fruto é partenocárpico, corresponde ao ovário desenvolvido sem fecundação, logo, sem sementes.