A sua composição estrutural, contudo, é classificada em três diferentes tipos de estruturas geológicas que se dividem em todo o mundo: os crátons (ou escudos antigos), as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (ou cadeias orogênicas).
Resposta. *Resposta curta e completa*: Escudos cristalinos (ou crátons), dobramentos modernos e bacias sedimentares.
A estrutura geológica do Brasil é muito antiga, sendo formada assim por escudos cristalinos, e por bacias sedimentares, apresentando estruturas que passaram por longos processos de erosão, bem como de sedimentação, não apresentando os dobramentos modernos.
Qual forma de relevo não existe no Brasil ? Só sei responder um: Não existe dobramentos modernos no nosso país porque ele está situado no meio de uma placa tectônica. Os dobramentos modernos se formaram pelo encontro das placas.
Nas bacias sedimentares se formam importantes recursos minerais energéticos como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Esses minerais são importantes para a produção de energia e de manter o nosso país com plena produção industrial.
Nos estados de Minas Gerais e do Pará o subsolo nessas estruturas são explorados economicamente pela atividade mineradora. São essas jazidas de minerais metálicos, dos escudos cristalinos, que assegura o lugar do país no topo dos exportadores mundiais de minérios como o ferro, cobre, ouro e alumínio.
As bacias sedimentares brasileiras
Escudos cristalinos no Brasil São conhecidas no Brasil três principais áreas formadas com essa estrutura: Escudo do Brasil Central - fica na porção central e norte; Escudo Atlântico - na região centro-leste do Brasil.
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. ... Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);
Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.