meridiano de Greenwich
O principal deles é o Equador, o qual divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul. Os demais paralelos principais são: Círculo polar ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Existem quatro paralelos mais importantes, sendo que dois estão localizados no hemisfério norte e dois estão localizados no hemisfério sul. São dois círculos polares e dois trópicos.
Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical. Os paralelos formam círculos concêntricos, enquanto os meridianos formam semicírculos.
É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador.
A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a Terra
As 6 linhas imaginarias que cruzam o planeta são o Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antártico, e o Meridiano de Greenwich. A Linha do Equador é a que divide nosso planeta exatamente ao meio, servindo como ponto de referência para a geografia e outras linhas imaginárias.
Equador
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. ... Nos hemisférios Norte e Sul têm-se, respectivamente, latitude norte (N) e latitude sul (S), que medem até 90°.
Macapá
40 075 quilômetros
As linhas verticais presentes no globo (sentido norte-sul) são chamadas meridianos. Já as linhas horizontais, que surgem no sentido leste-oeste, são chamadas paralelos. Como dito anteriormente, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do globo que divide a terra em dois hemisférios (norte e sul).
No final, o resultado para a circunferência da Terra foi surpreendente: mais ou menos 40 mil quilômetros, quase na mosca! No Equador, o valor real é 40 075 quilômetros – de norte a sul, como os pólos são achatados, é um pouco menos, 40 008 quilômetros.
40.
Medindo o tamanho da Terra. Quem primeiro mediu a Terra e descobriu o seu tamanho? ... Eratóstenes mediu o ângulo de 7,2 graus que os raios solares faziam com a vertical em Alexandria, concluindo que ele era igual ao arco de curvatura da Terra entre as duas cidades.
4.
O "astro rei" tem 696.
Resposta. Explicação:Fazer um pequeno orifício (entre o tamanho de um alfinete e 5mm de diâmetro, no centro do pedaço de papel. Com a fita-cola, fixar o pedaço de papel na superfície frontal do espelho de forma a que apenas seja visível a sua superfície pelo orifício no papel.
Trigonometria elementar para calcular a distância da Terra ao Sol: cos A = B ÷ C logo C = B ÷ cos A. A distância B corresponde a que existe entre a Terra e a Lua, o ângulo A corresponde à separação angular entre a Lua e o Sol, visto por um observador na Terra.
Eratóstenes