As demonstrações contábeis são demonstrativos que representam a situação de uma determinada empresa em relação a parâmetros contábeis. ... A Análise das Demonstrações Contábeis tem como principal objetivo oferecer um diagnóstico da real situação patrimonial, econômica e financeira da empresa analisada.
Demonstrações contábeis são de suma importância para qualquer organização. É por meio delas que diferentes partes tomam conhecimento sobre a atual situação de uma empresa, verificando se os recursos investidos estão sendo devidamente bem aplicados em torno do objetivo de trazer lucro ao negócio.
Enfim, a função primordial das notas explicativas é pormenorizar e contextualizar as informações mais relevantes acerca do conteúdo das demonstrações financeiras e também prestar informações sobre as razões pelas quais alguns fatos contábeis não estão retratados nos demonstrativos, como são, por exemplo, os valores de ...
Melhor tomada de decisões Os relatórios de demonstração contábil são vitais para se tomar decisões cruciais nos negócios. Você deve rever mais do que apenas seus extratos bancários quando for considerar se pode (ou não) se dar ao luxo de reinvestir em seu empreendimento.
As demonstrações financeiras Esses relatórios são essenciais para manter a organização das finanças e orientar os sócios na tomada de decisões. Além disso, apenas por meio delas é que um empreendimento comprova a sua saúde financeira, sua liquidez e sua capacidade em cumprir com seus compromissos.
Para auxiliar na tomada de decisões, os contadores projetam cenários, demonstrações financeiras, pontuações de crédito e outros elementos que permitem uma análise mais inteligente das opções do gestor. Com as ferramentas contábeis, torna-se possível elaborar estratégias que garantirão o desenvolvimento do negócio.
Ela é responsável pelo controle das despesas, gerando informações para o processo decisório do gerente. A contabilidade de custos produz dados imprescindíveis para a administração de qualquer negócio, pois, a partir dela é possível tomar decisões diárias sem prejudicar a situação financeira da empresa.
CONTABILIDADE GERENCIAL Tem objetivo de gerar informações úteis para tomada de decisões.
A partir da análise das demonstrações contábeis se torna possível evidenciar e confrontar informações e elementos patrimoniais de uma organização, evidenciando assim aspectos relativos à realidade econômica e patrimonial da empresa, fatores esses que faz com que aperfeiçoem as ações da empresa de maneira estratégica ...
A principal utilidade dessa peça contábil é demonstrar a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado período. Ele é considerado uma das demonstrações mais importantes que a contabilidade fornece à gestão e administração de uma empresa.
Antes da análise, devem-se examinar detalhadamente as demonstrações financeiras. Este trabalho é chamado de padronização e consiste numa crítica às contas das demonstrações financeiras, bem como na transcrição delas para um modelo previamente definido.
Como forma padrão, temos o Ativo do lado esquerdo ou superior do Balanço; o Passivo do lado direito ou inferior; e o Patrimônio Líquido, complementando o Balanço, acompanha a posição do Passivo, sendo indicado em sua parte inferior.
A Contabilidade, com os dois relatórios, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico-financeira de empresa.
Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC).
As análises vertical e horizontal consistem em análises que buscam entender a dinâmica das operações de uma empresa. A análise vertical busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados. Enquanto que a análise horizontal foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.
O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação. Vamos entender isso na prática usando o Balanço Patrimonial do Banco Itaú.
Na construção dos percentuais anuais, para elaboração da Análise Horizontal, fixa-se os valores das contas ou grupos de contas do ano anterior. Em seguida, faz-se a comparação deles com os valores das contas ou grupos de contas do ano seguinte. Assim, mede-se o percentual de evolução de cada elemento da DRE analisada.
A análise vertical é feita a partir de um cálculo bastante simples, que deve seguir a seguinte fórmula:
O objetivo da análise vertical segundo Matarazzo (2003, p. 249) é: mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões dos ramos ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.
A análise de balanços é de suma importância para uma empresa que pretende se evoluir, pois através dela pode-se obter informações importantes sobre sua posição econômica e financeira.