Os músculos voluntários compreendem os músculos que são capazes de serem contraídos de forma consciente, havendo uma mensagem cerebral para que o processo se realize, como o bíceps, quadríceps e outros músculos esqueléticos.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
Os músculos voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre quais se inserem.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo.
Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
No trabalho voluntário você tem a chance de aprender com outras pessoas, inclusive fora do seu meio social. Por exemplo, você está cursando Arquitetura e no local onde você faz trabalho voluntário existe um profissional de Ciências Contábeis que vai dar a você noções de finanças.
Nesse artigo, vou contar um pouco mais sobre como fazer trabalho voluntário seguindo os seguintes passos:
Cada ação de voluntariado dura entre seis meses e um ano, e os voluntários recebem uma quantia para gastos básicos em cada país. A ONU também oferece o Jovem Voluntário, uma iniciativa voltada para jovens entre 18 e 29 anos que queiram se engajar no voluntariado.
O trabalho voluntário é definido pela lei como uma “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”
Oportunidades no Brasil
Primeiramente, para viver a experiência de um Trabalho Voluntário em outro país é preciso ter o coração aberto e muita vontade de ajudar o próximo. Os demais requisitos são: Ter a partir de 18 anos (alguns projetos aceitam voluntários a partir de 17 anos desacompanhados);