Os membros da igreja, como padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, formam o que chamamos de clero.
O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.
O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.
Um Diácono trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.
Mas não basta ser temente a Deus e cumpridor dos deveres cristãos para se tornar um diácono. É preciso ter ao menos 35 anos, ser casado há dez, estudar teologia e fazer um curso em uma escola diaconal – a CND calcula que existam 90 centros desse tipo no País.
O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações. ... Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores, praticar obras de caridade e piedade e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes.
Na prática, o diácono não substitui inteiramente o padre. Numa paróquia, somente o sacerdote pode consagrar a hóstia, ouvir confissões e administrar o sacramento da unção dos enfermos (conhecido antigamente como extrema unção). Mas o diácono é capaz de assumir responsabilidades antes concentradas na figura do padre.
A cor da faixa varia segundo o grau na hierarquia católica: preta para seminaristas, diáconos e padres; violácea para padres com título de Monsenhor, bispos e arcebispos; vermelha para cardeal e branca para o Papa.
Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). Diácono quer dizer "servo". Obreiros - Os obreiros de nossa Igreja auxiliam os Diánonos na organização da Igreja, especialmente nos dias de culto .
Giacomo é um nome masculino italiano. Trata-se da variante de Jacó, cuja origem é hebraica. Jacó surge do hebraico Yaaqobh, que significa "aquele que vem do calcanhar".