Hoje, ele pode ser encontrado em várias partes do Brasil, desde o xote gaúcho com os estilos xote-carreirinho e xote-duas-damas, até nos forrós nordestinos. Os instrumentos musicais que estão mais presentes nesse tipo de música são a sanfona, a zabumba, o triângulo, o ganzá e o agogô.
Forró como dança O forró é dançado em pares em posição de abraço fechado, com os parceiros de frente um para o outro, usando contato corporal total ou parcial. Dependendo do estilo de música tocada - baião, xote, xaxado, forró universitário ou eletrônico - a maneira de dançar também é alterada.
O forró eletrônico ou forró estilizado é um subgênero do forró originado no início da década de 1990, que procura mesclar elementos tradicionais do forró com outros gêneros musicais, adotando fortes influências da pop, do rock, do sertanejo, do axé music e da lambada, mas não discernindo a base original do ritmo.
História, origem e a evolução do forró no nordeste. Forró tradicional com sanfona, o triângulo e a zabumba. O Forró tem origem nos bailes populares que eram realizados no final do século XIX e eram chamados de “forrobodó”, “forrobodança” ou “forrobodão”.
O Forró tem como principal característica o ato de arrastar os pés durante a dança. ... Os instrumentos usados para as músicas do forró são principalmente o triângulo, a sanfona e a zabumba. O maior representante e divulgador desse tipo de dança foi Luiz Gonzaga , principalmente no eixo Rio-São Paulo.
A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX.