Resposta: Porque só é possível mudar o futuro tendo consciência dos valores e acontecimentos que tivemos no passado,isto é, a história.
Mais do que se debruçar sobre o passado, estudar a História é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos. É compreender as tendências e os ciclos dos acontecimentos para obter novas perspectivas ou apontar soluções diferentes.
Resposta. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. ... Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento.
Resposta: Não é capaz de prever, mas com os estudos dos antepassados, do passado, que ela nos trás, se baseando na situação dos dias atuais, ela pode apresentar uma prévia do que pode vir a acontecer nos próximos tempos, mas não prevê o futuro.
A História é fundamental para a compreensão das mudanças ocorridas nas sociedades. ... Sendo assim, a História ajuda o indivíduo a entender sobre a formação de um povo (mistura de etnias), as mudanças econômicas, as mudanças políticas e progresso da sociedade de tempos em tempos.
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. ... Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura. ... Podemos dizer que, em grande parte, a história continua sendo a “mestra da vida”, como entendia Cícero.
As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano. Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas e orais. As fontes visuais São aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes.
Esses vestígios são o que chamamos de fontes históricas. Em outras palavras, as fontes históricas são documentos que, através de seus sinais e interpretação, permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história.
Exemplos de fontes historicas: escritas,orais, visuais e...
Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas. Imateriais: são detectadas por meio das tradições, dos costumes, das lendas e do folclore de um povo ou de um lugar.
As fontes materiais são os objetos utilizados no passado na vida cotidiana das pessoas - ferramentas, utensílios domésticos, armas e etc -, que não foram produzidas, especificamente, visando uma função simbólica.
Fonte material É a fonte de produção do direito penal, ou seja, delimita quem pode criar normas penais. Nesse sentido, o Estado é a única fonte de produção de regras penais, sendo que a União detém a exclusividade de criá-las (art. 22, CF).
Como fontes próprias pode-se citar as leis no sentido amplo ou material e as leis no sentido estrito ou formal como: constituição, emendas constitucionais, tratados internacionais, medida provisória, decreto legislativo, resolução, portaria, súmula vinculante, lei ordinária, lei complementar e lei delegada.