A soma, a subtração, a divisão e a multiplicação entre dois números racionais sempre resultarão em um número racional. Na verdade, até mesmo a potenciação de um número racional sempre vai gerar como resposta um número racional. O conjunto dos números racionais não é fechado para a radiciação.
Multiplicação e divisão
São aqueles que podemos escrever na forma de fração entre números inteiros, com o denominador diferente de zero. -43 e 12 (números inteiros), que podem ser escritos como -43/1 e 12/1; ... a dízima periódica 0,33333..., que pode ser escrita como o resultado da divisão entre 1 e 3, então 1/3.
O conjunto dos números racionais é formado por todos os elementos que podem ser escritos na forma de fração. Assim, se o número pode ser representado por uma fração, então ele é um número racional.
Na prática, você pode identificar um número racional ou irracional olhando para sua representação decimal. Se houver qualquer padrão de repetição dos números após a vírgula em sua representação decimal infinita, ou se houver um número finito de casas decimais, então o número é Racional.
Os números racionais são todos os números que podem ser expressos em forma de fração. Os números irracionais são aqueles com uma quantidade ilimitada de algarismos não-periódicos e que não podem ser expressos como fração.
Um número irracional é aquele que satisfaz a definição, ou seja, um número que não pode ser representação como fração. Os números irracionais são: As raizes não exatas: quando um número natural não possui raiz exata, ele é considerado um número irracional.
Ao conjunto dos inteiros pertencem todos os naturais, acrescentando-se os negativos inteiros: I={-10,13,9,2,0,-3,-1.} Ao conjunto dos racionais pertencem todos os inteiros, acrescentando-se os decimais: R={I,-15,8,2,16.}