Entender como as cores interagem é de grande ajuda ao decorar um ambiente, e uma maneira simples de não errar é contar com o auxílio de um círculo cromático. As cores contrastantes estão igualmente espaçadas no círculo, a cada três tons, por exemplo: azul e amarelo, laranja e verde, vermelho e azul etc.
Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária) O amarelo (primária) e roxo (secundária)
Três outras formas são: monocromático, tons de cinza e preto e branco verdadeiro. Monocromático significa que vários tons de uma única cor são usados para fazer uma imagem. Muitas vezes, isso é visto como preto e branco (que é tecnicamente monocromático), mas, na realidade, qualquer cor pode ser usada.
As cores análogas estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, devido ao alto grau de proximidade. Elas também são chamadas de análogas porque apresentam mesma cor básica em meio à composição, a exemplo do amarelo-ouro e laranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma.
BÔNUS: Combinações de cores individuais
branca
Resposta. São ao todo doze cores (três primárias, três secundárias e seis terciárias): vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.
Resposta. As cores "mães" são azul, amarelo, vermelho, preto e branco.
Existem dezenas de tons de verde que vão do mais claro até o mais escuro, passando por tonalidades suaves e discretas até aquele tom mais intenso e chamativo. Confira alguns destaques: Verde limão: é um tom brilhante entre o verde e o amarelo com uma presença cativante.
Cores que combinam com verde De acordo com o círculo cromático, sua combinação de cores complementares é com o vermelho, já suas análogas são o amarelo e o azul. Na combinação de cores por triangulação e em quadrado, o laranja e o roxo são adicionados.
Para criá-la, é necessário combinar partes iguais de azul e amarelo, que são cores primárias. As cores “primárias” existem sozinhas e não podem ser criadas misturando outras cores. As três cores primárias são vermelho, azul e amarelo, mas você precisa apenas do azul e do amarelo para criar o verde.
Tons de vermelho: características das tonalidades e fotos de decoração. Pode acreditar: existe atualmente mais de 105 tons de vermelhos catalogados. Pois é isso mesmo, o vermelho é muito mais do que aquela cor primária que todo mundo aprendeu na escola.
Vermelho é a cor do sangue, remete à guerra, conflito, luta. Também é a cor do fogo, que tem o poder de transformar. Ao mesmo tempo, é a coloração que as pessoas adquirem quando estão emocionadas e das rosas entregues em sinal de amor.
Entre os tons de rosa-escuro estão o pink, magenta, rosa-persa, rubi, pink-escuro, rosa-choque e fúcsia. Entre os mais claros estão o rosa-chá, rosa-lavanda, rosa-claro e rose-gold.
Listei abaixo as melhores tintas “de farmácia” que já usei.
Isso mesmo! Como expliquei no post Como Neutralizar Reflexos Indesejados nos Cabelos, verde é a cor oposta ao vermelho e tem o poder de neutralizá-lo. Após essa etapa, o cabelo ficou num tom engraçado de marrom puxado para o vinho.
Como pintar o cabelo de vermelho: tudo que você precisa saber antes de apostar na coloração!
Tintas naturais para pintar o cabelo em casa