Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.
As pesquisas realizadas por Mizukami (1986) apontam cinco abordagens de ensino, que circulam nos contextos educativos, que são: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e a sócio-cultural.
O movimento comportamentalista foi fundado pelo psicólogo John B. Watson. O principal objetivo do método de ensino comportamental é modificar comportamentos que possam ser prejudiciais e promover a aquisição de novos, positivos para o aluno e a sociedade em geral.
RESUMO Na abordagem tradicional, caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor o educador serve para instruir, transmitir conteúdos, sendo que cabe ao aluno, gravar, organizar e reproduzir , não desenvolvia a critica do indivíduo, o aluno é um mero receptor de conhecimento.
Saber interpretar, como se comportar, proceder, lidar, quando e como fazer algo, são algumas das consideradas características de competências que um professor deve ter. O diferencial nas competências de um profissional docente está na aprendizagem (individual, grupal e referente ao ambiente em que atua).
Afinal, quais são as competências de um professor no século XXI?