7 cidades sagradas para as maiores religiões do mundo
centro de Najaf, a cidade
Porque ali fica o santuário de Ka'bah, construído no segundo milênio antes de Cristo. Segundo a tradição islamita, Ka'bah é o único local da Terra tocado pelas forças celestes. Foi também em Meca que nasceu e está enterrado Maomé (570-652), fundador da religião islâmica.
Eles tomam-se como os seguidores da sunna ("práctica") do profeta Maomé tal como relatada pelos seus companheiros (a sahaba). Os sunitas também acreditam que a comunidade islâmica (ummah) se manterá unida. ... Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.
Os xiita são também a maioria dos cidadãos no Barém, no entanto, o governo é sunita. Grandes minorias xiitas também existem no Líbano, Kuwait, Iêmen, Arábia Saudita, Turquia, Afeganistão, Paquistão, Índia e, em menor medida, Emirados Árabes Unidos.
O califa é literalmente o sucessor do profeta como chefe da nação e líder da 'umma', comunidade de muçulmanos, e tem o poder de aplicar a lei islâmica (sharia) na terra do Islã.
Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte. Já os sunitas queriam que o sucessor de Maomé fosse eleito pelo povo por meio de uma eleição.
Encontram-se também grandes populações de xiitas no Paquistão (20%), na província oriental da Arábia Saudita (15%), no Barém (70%), no Líbano (27%), no Azerbaijão (85%), no Iêmen (50%) na Síria e na Turquia. Entre as comunidades islâmicas que residem no Ocidente também é possível encontrar minorias xiitas.
A maioria dos muçulmanos pertence a uma das duas principais denominações; com 80% a 90% sendo sunitas e 10% a 20% sendo xiitas. Cerca de 13% de muçulmanos vivem na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo.
As profecias de Maomé foram organizadas no Alcorão (ou Corão), o livro sagrado do islamismo.