Segurança do Paciente é o rol de ações promovidas pelas instituições de saúde para prevenir e reduzir a um mínimo aceitável o risco de quaisquer danos relacionados aos cuidados de saúde, de acordo com as Seis Metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segurança do paciente Reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associa- do ao cuidado de saúde.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
O PNASS, constituído de três instrumentos avaliativos distintos - roteiro de itens de verificação; questionário dirigido aos usuários; conjunto de indicadores -, é importante instrumento de avaliação de serviços de saúde e tem como objetivo avaliar os estabelecimentos de atenção especializada, ambulatoriais e ...
Os exemplos mais comuns são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a hemodiálise, a quimioterapia e o cateterismo cardíaco.
Consultas médicas, exames laboratoriais simples, raio-x simples e eletrocardiograma. Odontologia. Sessões multidisciplinares (como fonoaudiologia, fisioterapia e nutricionista) e exames complexos (como ultrassonografia, ecocardiograma e audiometrias). Para cobertura de partos à termo.
Mas, afinal, o que são os exames de alto custo? Estes tipos específicos de exames consistem em um conjunto de procedimentos que envolvem alta tecnologia. Os mesmos necessitam de uma maior atenção à saúde do paciente e o atendimento por equipes médicas multidisciplinares muito bem preparadas é necessário.
Procedimentos de alta complexidade (PAC), você sabe o que é? São um conjunto de exames muito importantes para um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais assertivo de diversas patologias.