Resposta. Em 1970 o IBGE dividiu o território brasileiro em cinco regiões: Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte.
A regionalização do país tem o objetivo de facilitar os estudos demográficos e trabalhos com indicadores sociais.
A finalidade básica dessas divisões é viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos sobre os mais variados temas, como população residente, produção econômica e saúde. A divisão atual, com cinco grandes regiões, foi criada em 1970 e sofreu algumas adaptações.
Resposta: Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil. Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
Sendo assim, os critérios adotados pelo IBGE são físicos e econômicos eles procuram espaços onde havia um clima, vegetação, economia e políticas relativamente parecidas.
A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas segue, principalmente, critérios socioeconômicos, mas não é ainda oficial. Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial).
Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. ... Temos, portanto, diferentes regiões de um mesmo espaço, que é a minha casa.
Resposta. O que se enquadra na definição de regionalização é Agrupamento de territórios com características similares.
4) Os critérios para fazer uma regionalização levam em consideração como aspectos econômicos, sociais, políticos, financeiros, religiosos. A importância de regionalização diz respeito a estudos para melhor gestão de resultados, permitindo comparações de regiões afins e melhor atuação.
A diferença imediata entre a pobreza e a riqueza Em termos imediatos, o que diferencia um país pobre de um país rico é a sua produtividade, a razão entre os insumos empregados e o produto gerado por uma economia.