A condição é mais comum em mulheres, que representam de 60 a 90% dos casos, em pacientes jovens e em parentes de primeiro grau de pacientes que apresentam fenômeno de Raynaud. A idade média de início é de 31 anos de idade e cerca de 75% dos pacientes apresentam a manifestação inicial antes dos 40 anos de idade.
Os sinais e os sintomas comuns incluem:
Ocorre devido ao exagero na resposta do organismo à temperatura fria. Os sintomas da Síndrome são ocasionados pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que tem como resultado a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele. O arroxeamento é causado pela redução da oxigenação nas pequenas veias e artérias.
As mãos e pés podem ficar gelados quando a temperatura exterior está mais baixa que o habitual. Quando isso acontece, o corpo responde contraindo os vasos sanguíneos, o que faz com que exista menos circulação sanguínea nas mãos, resultando em diminuição da temperatura e palidez.
Quais são as causas do formigamento nas mãos? Muitas condições médicas podem causar o formigamento nas mãos. Entre as principais podemos destacar: síndrome do túnel do carpo, polineuropatia, diabetes, doença de raynaud, hérnia de disco, estenose espinhal e artrite reumatoide.
O formigamento acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo – essa sensação pode ser apenas reação momentânea do corpo, geralmente por causa de um erro de postura, mas também sintoma de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão ou até mesmo infarto ou AVC, como explicou o ...
5 formas naturais para tratar formigamento no corpo
A sensação de formigamento nas pernas e nos pés pode acontecer simplesmente por se posicionar mal o corpo ou pode ser sinal de doenças como hérnia de disco, diabetes ou esclerose múltipla, ou ainda acontecer devido a uma fratura num membro ou a uma mordida de um animal.
A sensação de formigamento na cabeça pode ser bastante desconfortável, mas normalmente não é grave e pode desaparecer em poucas horas. Isso porque, na maior parte dos casos, é comum que surja devido a situações de enxaqueca ou excesso de estresse, que podem ser aliviadas com repouso.
As alterações hormonais que geralmente estão associadas ao ciclo menstrual da mulher, gravidez ou menopausa podem, em alguns casos causar formigamento no couro cabeludo. Além disso, a exposição ao frio ou ao calor, também podem causar estes sintomas.