Picada de aranha marrom Sintomas da picada: inicialmente não se sente a picada da aranha, mas até 24 horas surge uma dor que vai aumentando, vermelhidão, bolhas e inchaço na região da picada e também pode acontecer da pessoa sentir febre, mal estar e vômitos.
ARANHA MARROM Sua teia lembra um algodão esgarçado. A picada não provoca muita dor, mas algumas horas após, surge no local uma lesão dura e escura que pode evoluir para necrose se não houver tratamento.
O risco da picada é grande, pois o local só vai doer entre 24 a 48 horas depois do ocorrido, como explica Dra. Daniela Flores, médica hiperbarista da clínica Oxicenter, de Sorocaba e Itu (SP), que costuma tratar das complicações de picadas de aranha marrom.
Aranhas. Os aracnídeos são outra classe de artrópodes, mas não possuem antenas. O corpo de um aracnídeo é dividido em duas partes: o cefalotórax - uma única unidade que contém a cabeça e o tórax - abdômen. A aranha doméstica tem as patas bem longas.
Classe Arachnida
8 olhos
As maioria das aranhas não têm uma visão desenvolvida, já que ela é praticamente um sentido secundário para esses artrópodes. Possivelmente não enxergam mais do que vultos ou mudanças de luz. O sentido secundário da visão das aranhas também explica porque muitas delas caçam ao cair da tarde ou durante a noite.
As que não tecem valem-se de órgãos e pêlos sensoriais que informam sobre insetos e outras presas nas vizinhanças e servem ainda para captar vibrações transmitidas pelo ar ou por meios sólidos. O mais importante meio de comunicação na maioria das aranhas é o vibratório.
O período chuvoso está se aproximando no Tocantins e com ele surgem alguns animais que fazem a população ficar com medo. A aranha caranguejeira é uma deles. Com hábitos noturnos, o animal pode ser visto tanto nas ruas da cidade como dentro de casas, onde vai em busca de abrigo e alimento.
Ao contrário de boa parte das aranhas, que tecem suas casas com fios de seda em áreas altas, as caranguejeiras preferem construir seus refúgios em tocas debaixo de pedras ou junto ao tronco de árvores.
O veneno da aranha viúva negra age sobre terminações nervosas sensitivas, o que provoca a dor. Além disso, também afetam o sistema nervoso autônomo, liberando neurotransmissores adrenérgicos e colinérgicos. Os sintomas podem ser tratados com compressas mornas na área atingida, bem como com analgésicos.
O veneno da Aranha Viúva Negra - Latrodectus contêm toxinas, entre elas a α-latrotoxina, responsável por agir no sistema nervoso autônomo e sobre as terminações nervosas. Os sintomas se iniciam localmente, com dor aguda parecendo uma ''alfinetada'', evoluindo para uma sensação de queimadura após 15 minutos da picada.
Latrodectus, conhecido pelo nome comum de aranhas-pretas ou viúvas-negras, é um género de aranhas pertencente à família Theridiidae, que inclui 32 espécies confirmadas. O nome comum viúva negra deriva da maioria das espécies deste género praticar o canibalismo sexual, sendo que a fêmea devora o macho após a cópula.
Fêmea: 0,64 cm