A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. Nesta placa, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.
Essa sensação também pode ser bastante incômoda e costuma vir junto a outros sintomas, como as dores e a febre. Tudo irá depender de como o seu organismo irá reagir à inflamação.
Se você apresentar algum dos sinais ou sintomas listados acima, consulte o dentista imediatamente, principalmente se tiver inchaço no rosto ou começar a sentir febre. Se o dentista não puder atendê-lo imediatamente, você deve ir ao pronto-socorro, pois esses sintomas podem indicar que a infecção está se espalhando para o osso e tecido circundantes.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de cárie, é importante que o dentista seja consultado para que seja identificada a presença da cárie e, assim, iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito através de uma limpeza da boca e realização de restauração, por exemplo.
Alguns fatores podem aumentar o risco de formação do abscesso dentário, como maus hábitos de higiene bucal, alimentação rica em açúcar, crescimento do dente siso, gengivite não tratada e doenças crônicas, como diabetes ou alterações autoimune, por exemplo.
Ela se formou em 2007 em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, e em 2013 como fisioterapeuta pela Hogeschool van Amsterdam. É especialista em neurologia e assoalho pélvico, e em 2014 concluiu o Mestrado em Nutrição Humana na Universidade de Cádiz.
O tratamento de canal é o mais indicado. Essa inflamação pode ser resultado de um abscesso que trouxe a infecção ao redor do dente. O melhor a se fazer é ir até seu(a) dentista para que ele(a) faça o diagnóstico e inicie o tratamento.
Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como acabar com a inflamação no dente? Então, confira neste conteúdo quais os sintomas e causas do dente inflamado e como tratar essa condição!
Segundo Breno, o paciente pode desconfiar de uma infecção a partir do momento que em que ele não higieniza corretamente a boca. “Assim, o acúmulo de bactérias começa a acontecer, iniciando o processo de infecção”, explica. Além disso, outro motivo para ficar atento é o aparecimento de manchas brancas nos dentes. “Esse é o primeiro estágio da desmineralização do dente, e o método mais eficiente é a consulta regular a um profissional da área”, esclarece o cirurgião-dentista. “O profissional irá solicitar exames complementares para realizar o correto diagnóstico da lesão”, ressalta.
A inflamação no dente (ou pulpite dentária) nada mais é do que a infecção da polpa dentária, que costuma vir acompanhada da dor de dente.
Procedimento demonstrado por Scott Solow, DDS, Pediatric Dentistry and Orthodontics. Filmado nas locações do Pediatric Dentistry and Orthodontics Medical Arts Building, Philadelphia, PA.
Além disso, para confirmar a periodontite, o dentista deve solicitar um exame de imagem, como raio X panorâmico, de forma a avaliar a perda óssea na região afetada. Saiba como é feito o raio X panorâmico.
Na fase inicial, muitas vezes a cárie não apresenta qualquer sintoma e, por isso, quando surgem os primeiros sintomas é muito importante ir imediatamente ao dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações como uma dente podre, infecção grave ou a perda de um dente, por exemplo.
As infecções dentárias acontecem, geralmente, quando não são tomados os cuidados necessários com a saúde bucal. Embora muito se fale sobre o assunto, muitos ainda não sabem sobre o que se trata e, menos ainda, como identificá-lo. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Breno Osthoff, e ele comentou um pouco mais sobre esse quadro. Confira!
Procedimento demonstrado por Scott Solow, DDS, Pediatric Dentistry and Orthodontics. Filmado nas locações do Pediatric Dentistry and Orthodontics Medical Arts Building, Philadelphia, PA.
Além disso, fatores genéticos ou doenças que afetam o sistema imunológico, como infecção pelo HIV ou leucemia, também podem aumentar o risco de desenvolvimento da periodontite.
Pericoronite é a inflamação e infecção do tecido entre o dente e sua aba sobreposta da gengiva (opérculo). Ela geralmente ocorre em um dente do siso em erupção (quase sempre um inferior).
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O diagnóstico da periodontite pode ser feito pelo dentista ao observar os dentes e a gengiva da pessoa, e avaliação do histórico de saúde, para identificar hábitos de vida ou uso de remédios que podem estar levando ao surgimento dos sintomas.