O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro: o pericárdio, o epicárdio, o miocárdio.
A parede do coração é formada por três camadas distintas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco.
As paredes do coração são compostas por três túnicas:
As artérias, coronária direita e esquerda são responsáveis pelo suprimento sanguíneo do miocárdio. Essas artérias originam-se da artéria aorta logo que essa atravessa a margem superior do coração. Essas artérias coronárias recebem sangue dos seios localizados atrás das válvulas semilunares e da válvula da aorta.
Artérias coronárias identificadas em vermelho e outras informações em azul. Circulação coronária é a circulação do sangue nos vasos sanguíneos do músculo cardíaco miocárdio, conhecidos como artérias coronárias. Os vasos que removem o sangue desoxigenado do músculo do coração são conhecidas como veias cardíacas.
O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de: gordura; colesterol; cálcio e outras substâncias no sangue.
Entupimento das artérias: o que é? A aterosclerose é o depósito de cálcio, gordura e outros elementos na parede das artérias. Esse processo é responsável por reduzir o calibre dos vasos e danificar a irrigação sanguínea para os tecidos, que acontecem por meio das artérias.
A estenose (estreitamento) das artérias carótidas ocorre pela formação da chamada aterosclerose. A aterosclerose é uma degeneração gradual da parede das artérias, cujas principais causas são: Hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, tabagismo e colesterol alto.