Quais So Os Animais Invertebrados?

Quais so os animais invertebrados

Os animais, de modo geral, são agrupados em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados. Os vertebrados são aqueles que possuem uma coluna vertebral que sustenta o corpo e protege a medula espinhal, além de um crânio.

Grupos

A alimentação dos invertebrados é feita por meio da obtenção de energia oriunda de outros seres vivos, já que eles não realizam a fotossíntese, ou seja, não produzem seu próprio alimento.

A incrível gama de invertebrados atuais é o resultado de bilhões de anos de evolução na Terra. Evidências indiretas de organismos mais antigos foram encontradas em alguns dos sedimentos mais velhos no planeta, sugerindo que a vida apareceu primeiro nos mares da Terra.

Anelídeos são os animais divididos em anéis, como as minhocas e as sanguessugas. São encontrados no solo, no mar ou como ectoparasitas de vertebrados aquáticos, principalmente de água doce. O termo anelídeo indica uma das principais características desses animais: a segmentação do corpo (cilíndrico), com repetições desses segmentos.

Viagens

Viagens

No entanto, há animais que possuem crânio, mas não possuem vértebras; é o caso do peixe-bruxa ou feiticeira. Já os invertebrados são todos os animais que não apresentam coluna vertebral, vértebras e crânio.

Artrópodes compreendem os insetos (como borboletas, besouros, formigas e baratas), aracnídeos (como aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos), miriápodes (centopeias e lacraias), e crustáceos (caranguejos, siris, camarões e lagostas).

MEIO AMBIENTE

Conheça as principais diferenças entre os grupos de artrópodes e aprenda a diferenciar quelicerados, miriápodes, crustáceos e insetos. Neste texto, traremos as principais características de cada grupo e apresentaremos um quadro comparativo, a fim de facilitar a fixação dessas importantes características.

Moluscos são os polvos, lulas, mexilhões, ostras, mariscos, caramujos e lesmas. A maioria vive no ambiente marinho, embora haja algumas espécies terrestres e outras de água doce. O corpo mole dá o nome ao grupo. Várias espécies são usadas como alimento pelo ser humano, popularmente conhecidos como “frutos do mar”.

Habitat dos invertebrados

<strong>Habitat dos invertebrados</strong>

Poríferos, como as esponjas-do-mar, são aquáticos, a maioria marinha. De organização muito simples, suas células não formam tecidos verdadeiros e nem se agrupam em órgãos.

Os invertebrados são animais que realizam a respiração aeróbica, ou seja, retiram o oxigênio do ar ou da água (dependendo do ambiente em que vivem), são eucariontes, heterótrofos e a maioria possui simetria bilateral. Simetria bilateral é quando o animal possui duas metades corporais simétricas. Contudo, os equinodermos têm simetria radial (o corpo pode ser dividido em vários planos) e os poríferos não têm nenhuma simetria.

Nematódeos, Animais invertebrados, Triblásticos, Pseudocelomados, Simetria bilateral, Espécies de vida livre, Sistema digestivo, Sistema circulatório, Sistema respiratório, Sistema excretor, Sistema nervoso, Monóicos, Dióicos, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus

ANIMAIS

Equinodermos são os pepinos-do-mar, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, lírios-do-mar, bolachas-da-praia e estrelas-serpentes. O nome desse grupo faz referência à presença de espinhos na pele. Os órgãos sensoriais estão distribuídos pela periferia do corpo, e os animais recebem informações de todas as direções do ambiente.

No entanto, grupos como poríferos (esponjas), equinodermos (estrelas-do-mar, ouriços-do-mar), moluscos (mariscos, caramujos), artrópodes (crustáceos, insetos), corais, ectoproctos e braquiópodes, deixaram ricos registro fósseis.

Os invertebrados compreendem cerca de 97% de todas as espécies de animais do mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes. São considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados. As esponjas, os anelídeos e os moluscos, são alguns exemplos de invertebrados.

FOTO DO DIA

Apesar de no geral podermos afirmar que os invertebrados são animais que se deslocam livremente, existem exceções, como as esponjas. Estas vivem fixas ao substrato (rochas), não apresentando órgãos de locomoção. Ao contrário dos insetos, por exemplo, que se locomovem durante toda a vida. Além disso, as esponjas são os únicos animais que não possuem sistema nervoso.

Os invertebrados podem ser alimentar de vegetais, outros animais, e ainda alimentam por meio da sucção de sangue de seu hospedeiro (recebem o nome de hematófagos). Como exemplos de animais hematófagos temos as sanguessugas, os mosquitos e os carrapatos.

Seu habitat é diversificado, podendo ser encontrados em terra, como as formigas e as minhocas, no ar, como as moscas e pernilongos, na água, como o camarão e a lula, e até mesmo no corpo humano ou de outros animais, como a pulga e o piolho – chamados de parasitas.

Onde vivem

Em sua estrutura corpórea, os animais invertebrados possuem algumas características peculiares. Neles, existe a ausência de parede celular, formação multicelular, reprodução normalmente sexuada e tecidos como resultado da organização celular – onde a única exceção é a esponja, que não forma tecido definido.

Os animais invertebrados, assim como os vertebrados, pertencem ao reino animal, ou metazoa, e como citado acima, são aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna vertebral.

Em geral, possuem corpo mole, mas alguns possuem exoesqueleto de calcário, como os artrópodes. Esse exoesqueleto tem como objetivo facilitar a locomoção, a sustentação e a proteção do animal.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Embora o registro fóssil seja rico na história de muitas linhagens animais primitivas, muitas outras deixaram poucos fósseis. Muitos animais eram pequenos demais, alguns de corpo mole e não fossilizaram bem, e outros viveram onde as condições não eram satisfatórias para a formação de fósseis.

Nematelmintos envolvem os vermes que possuem corpo cilíndrico, como a lombriga. Podem ser encontrados no solo, na água e como parasitas de animais e vegetais. Muitas doenças são causadas por nematelmintos, tais como a ascaridíase, a ancilostomose, o bicho-geográfico, a filariose e a enterobiose.

Platelmintos são todos os vermes que possuem corpo achatado dorsoventralmente, como a planária, a tênia e o esquistossomo. Podem ser aquáticos ou terrestres (ocupam os solos úmidos), alguns são de vida livre e outros, parasitas.

Qual é a definição de parasita?

O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica. ... O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.

O que podemos fazer para evitar infestação por parasitas?

Para evitar-se este tipo de parasitose, são importantes:

  1. O tratamento adequado das fezes. O saneamento básico é fundamental. ...
  2. O tratamento adequado da água. ...
  3. O tratamento adequado dos alimentos. ...
  4. Os hábitos de higiene. ...
  5. A eliminação de vetores. ...
  6. A prevenção da oxiurose.

O que é parasita na gíria?

Quando dizer que alguém é um parasita, queremos falar que ele é um aproveitador, que não faz nada e vive às custas dos outros. Podemos dizer que um parasita em ambiente de trabalho é aquele indivíduo que não quer fazer nada, que apesar de receber fica o dia todo enrolando, ou que tira vantagem dos outros.

O que é um parasita Brainly?

Parasita é todo ser que necessita de um hospedeiro, ou para se desenvolver, ou para viver. ... Eles podem ser parasitas que prejudicam o hospedeiro ou ele pode ser aquele que vive em paz com o hospedeiro, que no caso chamamos de mutualismo.

O que devemos fazer para evitar os vermes?

Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:

  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;

O que é verminose e como prevenir?

As verminoses são doenças provocadas por organismos genericamente chamados de vermes. Elas podem ser evitadas, na maioria das vezes, com simples hábitos de higiene. Verminoses são todas as doenças desencadeadas por nematoides e platelmintos, organismos tradicionalmente chamados de vermes.

O que causa a verminose?

Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

Que doenças são transmitidas pelos vermes e como podemos nos prevenir delas?

As verminoses correspondem a um grupo de doenças causadas por parasitas, popularmente conhecidos como vermes, que podem ser transmitidas por meio do consumo de água e alimentos contaminados ou pelo fato de se andar descalço, por exemplo e, por isso, para evitá-las é importante lavar sempre as mãos antes de comer e após ...

Quando a pessoa está com verme?

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.