O processo de desidratar nada mais é do que retirar toda a água presente na fruta. Entre as mais comuns de serem encontradas dessa maneira estão as uvas, ameixas, tâmaras, figos, damascos, mangas, abacaxis, bananas, peras, maçãs e também o coco seco.
Após todas as frutas cortadas, secar em pano limpo, colocando em assadeira forrada com papel manteiga. Levar ao forno baixo, revirando as fatias a cada 30 minutos. Quando formar uma casca seca estarão prontos. Deixe a forma no forno até esfriar.
Existem três maneiras básicas de se fazer isso: suar, urinar e cuspir. Suar é a maneira mais eficaz de se desidratar. Simplesmente se exercite para começar a suar. Alguns atletas usam roupas pesadas ou "roupas de sauna" à prova d'água, ou até se exercitam em saunas para acelerar o suor.
Retire as cascas das frutas que possuam uma cobertura cerosa, como ameixas e frutas vermelhas. Coloque-as em água fervente por 30 segundos a um minuto. Escorra sob água gelada. Seque-as com papel toalha.
Lave, seque, descasque (se necessário) e corte a fruta em fatias finas. Frutas finamente fatiadas irão secar mais rápido. Ao manter todos os pedaços do mesmo tamanho, secarão igualmente. Após fatiar, evite a oxidação, ou que a fruta escureça.
Deixe os morangos esfriarem por 15 a 20 minutos.
Os damascos podem ser secos de várias maneiras: existem receitas tradicionais e modernas. O mais simples é descascar as frutas pela metade e colocá-las para secar em um secador ou forno elétrico.
Preaqueça-o na temperatura mais baixa (50 °C), pois a ideia é secar a fruta, não cozinhá-la. Assim que terminar de preaquecer, leve a assadeira ao forno. Seque por quatro a oito horas. O tempo necessário depende do tipo da fruta, da temperatura exata do forno e da grossura das fatias.
Uma forma fácil de fazê-lo é colocando uma panela grande com água para ferver. Quando a água começar a ferver, coloque os figos previamente distribuídos em uma grade durante cerca de 20 segundos. Introduza-os pouco a pouco, o calor da água ajudará a eliminar qualquer possível contato com insetos.
Embora o ditado "quem planta tamareiras não colhe tâmaras" tenha sido verdadeiro durante muito tempo, atualmente essas palmeiras já não levam mais 100 anos para produzir frutos, porque devido às engenharias genéticas as mudas podem frutificar em bem menos de 10 anos!
Seque ervas macias num forno a baixas temperaturas. Você pode empilhar até 5 camadas de folhas se precisar, alternando papéis toalha e ervas. Deixe-os no forno, em uma forma, na menor temperatura possível. Elas podem levar até 8 horas para secar. Vire o botão do forno apenas o bastante para que a luz ligue.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Para secar em bandeja, a dica é forrar uma bandeja ou papelão com papel toalha absorvente, colocar as folhas espalhadas, cobrir com papel de seda e colocar à sombra e num lugar ventilado. A cada dois dias virar as folhas de ervas até ficarem secas e quebradiças.
Processos de desidratação do ora-pro-nóbis Para replicar o método de desidratação ao sol, é preciso higienizar as folhas e cortar porções maiores. O segundo passo é depositar as hortaliças em uma assadeira ou forma de vidro ou alumínio, diretamente sob o sol. Deve-se proteger as folhas de poeira e de insetos.
Não existe uma fórmula de quantas folhas de ora-pro-nóbis se deve comer por dia, mas elas possuem baixo teor calórico, contendo apenas 26 calorias para cada 100 gramas da folha — e mais um monte de nutrientes. E, além de tudo, as vantagens de consumi-la vão além na nutrição.
“Pode utilizar também o forninho elétrico. Coloca numa forma, bem esparramada e bota a 50 graus por 60 minutos”, ensina Noeli. As folhas secas vão para um triturador, que também pode ser substituído em casa pelo liquidificador. Para preparar 1 kg de farinha, são necessários 10 kg de folhas de ora-pro-nóbis.
Não foram encontrados efeitos colaterais no uso dessa planta, não havendo, portanto, contraindicações de uso. Contudo, consuma a planta com moderação. Em resumo, a ora-pro-nóbis é uma planta com grande quantidade de proteínas e ácido fólico, que age como anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na hidratação da pele.
Por enquanto, não há estudos que indiquem quais são as contraindicações da ora-pro-nóbis. Mesmo assim, a ora-pro-nóbis, como qualquer outra planta, pode provocar alergias ou sintomas adversos em pessoas com sensibilidade.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Mais conhecido entre os vegetarianos, o ora-pro-nóbis é um vegetal versátil e fica perfeito em receitas com frutos do mar, sucos, caldos verdes e saladas. Pode ser consumido cru ou refogado, em substituição de outras hortaliças mais comuns como a couve, o agrião e o espinafre.
Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.
Benefícios da ora-pro-nóbis
Para aquele lanchinho leve e nutritivo, você pode fazer um chips com ora-pro-nóbis. Você só precisa lavar as folhas, esperar elas secarem, pincelar azeite sobre elas, jogar um temperinho e levá-las ao fogo. É necessário deixar cada lado na panela por 2 minutos.
* Ora-pro-nóbis é uma espécie de cacto. Sendo assim, é comum que solte uma baba quando cozido ou super aquecido. O ideal é apenas jogar os brotinhos na frigideira bem quente com o fogo já desligado enquanto salteia, para evitar que solte a baba característica da espécie.
A ora-pro-nobis pode ser consumida de diversas maneiras (crua, refogada) e na composição de muitos pratos (salada, sopas, tortas). Contudo, uma maneira de aproveitar, de fato, todos os nutrientes dela, é cozinhá-la com um pouco de água, entre um minuto e um minuto e meio. A água, após o término, deve descartada.
1Ferva um litro de água sem adição de sal. Após a fervura, adicione somente as folhas bem limpas, sem o talo, de ora-pro-nóbis. Deixe por aproximadamente um minuto. 2Transfira as folhas de ora-pró-nobis para o liquidificador e bata com um pouco de caldo de carne, sal e pimenta a gosto até que a mistura fique cremosa.